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Histórico Era um navio alemão construído nos estaleiros Reiherstiegwerft em Hamburgo para a empresa de navegação Wermann Linie KG. Lançado em maio de 1911 com o nome de Henny Woermann fazia a linha de portos europeus e para a América do Norte. Em 1914 começa a atender a linha para à América do Sul. Era um navio luxuoso, de magníficas acomodações, esplendidos camarotes e belos salões ricamente mobilhados. Tinha um comprimento 119 metros e deslocava cerca de 6.000 toneladas de registro e 4.000 toneladas carga. Em junho de 1917, o governo brasileiro em resposta aos ataques a navios brasileiros durante a Primeira Guerra Mundial, confiscou a embarcação. Seriam um total 34 confiscos durante a 1ºGG, muitos deles afundados durante a 2ª GG. Foi transferido para o Lloyd e batizado de Uberaba; era considerado uma das melhores unidades da companhia. Sob bandeira brasileira, a embarcação realizava regularmente viagens entre a América do Sul e a América do Norte. Em março de 1921, o paquete Uberaba fazia sua última viagem da linha americana por conta do antigo Lloyde, pois passaria a nova Companhia de Navegação Lloyde Brasileiro. Retornava dos Estados Unidos, escalou em Belém, de onde partiu na noite de 23 de março com destino ao Ceará. Ao se aproximar do litoral do Maranhão, o Comandante Victor Velloso mandou reduzir a velocidade da embarcação e informou ao oficial do quarto, qual a rota deveria seguir. A noite estava escura e com muita chuva. |
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![]() O Uberaba, orgulho do Lloyde Brasileiro |
![]() A lguns dos seus náufragos do Uberaba |
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Posição
do Parcel Manoel Luís e distribuição dos naufrágios
segundo informes: 1 - Salinas,
2 - Maria Cristina,
3 - Ilha Grande e
4 - Westpoint
Até hoje não obtivemos informações que possam confirmar essas quatro identificações e a presença do Uberaba |
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O
Naufrágio Tudo corria normalmente até que por volta das 2h30, a embarcação foi fortemente sacudida por três impactos. O Uberaba estancou abruptamente e todas as luzes se apagaram. Os passageiros foram acordados de súbito e iniciou-se pânico a bordo. O Uberaba afundava rápido. O comandante emitiu um pedido de S.O.S e deu ordem de abandonar o navio. Os passageiros começaram a ser desembarcados em duas baleeiras, que devido as correntes se afastaram do local. Uma delas só foi resgatada no dia 29 pelo cargueiro Bragança. Quando o dia amanheceu o navio já estava parcialmente afundado preso a uma série de cabeços de pedra denominada Manoel Luís, a cerca de 60 milhas das costas do Maranhão e a 30 milhas oeste do farol do Itacolomi. Respondendo ao pedido de socorro, o vapor Austin (alguns jornais dizem Justin) seguiu a toda velocidade para o local. Por volta das 15h30 o Austin chegava ao local do naufrágio e recolhia 229 náufragos a bordo de escaleres. Pouco depois o Uberaba deixava a superfície. Somente no dia 27, o rebocador Mero fretado pela agência do Lloyde chegou ao local, local, mas não encontrou o navio em condição de ser salvo. |
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O
Loyde declarou que as 7 horas do dia 26, o convés e uma das chaminés
do Uberaba já se achavam submersas devido a maré alta. Afirmando
também, que o naufrágio ocorreu devido a estar apagado o
farol de São João. |
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Descrição
Ainda não há confirmação que o Uberaba tenha sido encontrado, pois a descrição dos demais naufrágios localizados apresenta algumas incongruências. |
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Shipwreck WRECK WRAK EPAVE PECIOM |