...NAUFRÁGIO do PIAÇAVA
 
Histórico
Sabe-se apenas pelo aspecto no fundo que a embarcação deve ser uma Alvarenga. Essas embarcações eram responsáveis inicialmente por levar material até os vapores ancorados ao largo do cais, porém, acabavam sendo rebocadas por vapores para aumentar a carga, devido a baixa capacidade dos vapores brasileiros da época. Como eram construídas para atividades em portos, com fundo achatado acabavam naufragando com muita frequência. Vejam, entre outras a Alvarenga (PB), Batelão do norte (PE) e o Carvão (BA.)Também foi encontrada a bordo uma fibra identificada como piaçava. No final do século XIX havia forte comércio de piassava (como era escrito na época) de Ilhéus para Salvador.
No entanto o comércio de fumo, também era muito intenso no mesmo período.
     
A aparência dos destroços faz supor que houve um incêndio a bordo, pois os destroços estão muito comprometidos.
Existiu durante alguns anos confusão sobre a identidade de dois naufrágios muito próximos e de estrutura semelhante, o Piaçava e o Carvão, que estão separados por apenas 400 metros. O que faz supor inclusive que tenham afundado no mesmo reboque.
Mas agora com os trabalhos de mapeamento do mergulhador László Mocsári de Salvador, as duas identificações estão claras.
 

DADOS BÁSICOS

Nome do navio: Desconhecido

Data do afundamento: Desconhecida

LOCALIZAÇÃO

Local: Itaparica

UF: BA.

País: Brasil

Posição: Barra leste da Baía de Todos os Santos, 2.3 milhas da praia de Barra Grande, Itaparica

Latitude: 13° 04' 32" sul

Longitude: 038° 39' 26" oeste

Profundidade mínima:14 metros

Profundidade máxima:18 metros
DADOS TÉCNICOS
Nacionalidade: brasileira
Tipo de embarcação: alvarenga
Material do casco: ferro Sem ropulsão

Carga: Piaçava ou fumo

CONDIÇÕES ATUAIS: desmantelado
MOTIVO DO AFUNDAMENTO: incêndio
 

 

Descrição
A embarcação do tipo Alvarenga está muito destruída no fundo, parecendo inclusive que houve incêndio a bordo. O navio esta caído no fundo ligeiramente adernado para bombordo.
Na proa pode ser visto um escovém frontal, ao lado dele um grande guincho.
Seguindo-se para a popa, encontramos parte do casco de boreste, o casco de bombordo está praticamente destruído e enterrado. Ao longo do centro da embarcação existem várias colunas de sustentação do convés.
Duas grandes estivas podem ser localizadas. A primeira está em pé, apoiada sobre um suporte de convés, a segunda está caída no fundo.
Do lado de boreste, fora da embarcação, existem dois grandes blocos, que não foi possível verificar se são caixas d'água ou o lastro do navio.
A popa está muito destruída, com diversos ferros caídos sobre o que restou do convés.



 


Guincho na proa


Suportes do convés

Reforços da estiva
Shipwreck WRECK WRAK EPAVE PECIO