...NAUFRÁGIO do CARVÃO
 
Fotos, Mosaico e descrição: László Mocsári
Histórico
Sabe-se apenas pelo aspecto dos destroços no fundo que a embarcação deve ser uma Alvarenga. Essas embarcações eram responsáveis inicialmente por levar material até os vapores ancorados ao largo do cais, porém, acabavam sendo rebocadas por vapores para aumentar a capacidade carga, Já que a capacidade de carga dos vapores brasileiros da época era baixa. Como eram construídas para atividades em portos, com fundo achatado e pouca estabilidade, em condições de mar grosso, acabavam naufragando com muita frequência. Vejam, entre outras a Alvarenga (PB), Batelão do norte (PE) e o Piaçava (BA.).
 

Sabe-se apenas, que era uma Alvarenga de casco de madeira e foi relatado no passado grande quantidade de carvão no fundo (Pedras de carvão não tem sido vistas nos últimos mergulhos nesse naufrágio). Como as Alvarengas não apresentavam máquinas, é provável que fosse sua carga.
Era bastante comum o transporte de carvão em Alvarengas, de portos principais, onde esse combustível chegava, para portos menores. Na Bahia, provavelmente a rota seria de Salvador para portos do sul como Ilhéus, Belmonte etc.
A aparência dos destroços faz supor que houve um incêndio a bordo, pois as estruturas estão muito comprometidos.
Existiu durante alguns anos confusão sobre a identidade de dois naufrágios muito próximos e de estrutura semelhante, o Piaçava e o Carvão, que estão separados por apenas 400 metros. O que faz supor inclusive que tenham afundado no mesmo reboque.
Mas agora com os trabalhos de mapeamento do mergulhador László Mocsári de Salvador, as duas identificações estão claras.

 

Uma Alvarenga típica do início do século XIX
 

DADOS BÁSICOS

Nome do navio: Desconhecida

Data do afundamento: Desconhecida

LOCALIZAÇÃO

Local: Itaparica

UF: BA.

País: Brasil

Posição: Barra leste da Baía de Todos os Santos, 2,5 milhas da praia de Barra Grande, Itaparica

Latitude: 13° 04' sul

Longitude: 038° 39' oeste

Profundidade mínima:14 metros

Profundidade máxima:18 metros
DADOS TÉCNICOS
Nacionalidade: brasileira
Tipo de embarcação: alvarenga Sem ropulsão
Comprimento: 42 metros Boca: 6 metros

Material do casco: madeira

Carga: carvão
CONDIÇÕES ATUAIS: desmantelado
MOTIVO DO AFUNDAMENTO: incêndio
 

 
Âncora na proa e o aglomerado de correntes
O cavername já tombado no fundo
 
Descrição
Pouca coisa sobrou no fundo dos destroços. A embarcação parece caída em sua posição de navegação, ligeiramente adernada para bombordo, já bastante desmontada e limitada por um pequeno conjunto da cavernas. O fundo é coberto por algas calcáreas típicas dessa região.
Na proa existe uma âncora almirantado com cerca de 2 metros, com suas unhas caídas debaixo dos destroços, ou corrente solidificada, o que indica que possivelmente o navio afundou enquanto navegava. Debaixo dela parecem estar duas golas redondas de escovéns (o que pode indicar casco de madeira). A cerca de dois metros da anilha da âncora, que se projeta em 45º, está um cabeço de amarração com cerca de 40 centímetros. Não há sinal claro das correntes.

A frente da proa
existe uma haste de cerca de dois metros presa a alguma estrutura. Uma segunda âncora plana está caída ao lados dos destroços. Atrás desse primeiro aglomerado parece existir um turco.
   

Em direção ao meio do navio a estrutura só é evidenciada por um conjunto de cavernas finas e caídas para fora, poucas peças existem na canoa, já totalmente aberta e muito pouco se percebe do casco que parece ser ferro doce.
Do meio da embarcação para a popa, caído junto ao costado de bombordo existe uma estrutura plana com uma abertura circular no centro, que parece se ligar a uma caixa, com cerca de 4 metros parcialmente destruída, pode tratar-se de um tanque de água.
No final do casco a popa forma um segundo aglomerado e terminando este aglomerado é nítida a estrutura do volante do leme. Parte do leme e sua governadura parecem estar caídos após a popa.


A barra de medição (branca e laranja) possui 6 metros de comprimento
 
Cavername de bombordo
Argola de amarração do reboque
 

Um dos cunhos de amarração

Um dos cabeços de amarração
Parte de uma caixa d'água
 

Shipwreck WRECK WRAK EPAVE PECIOM