FICHA
TÉCNICA
DADOS
DO NAUFRÁGIO NOME DO NAVIO: Comandante Pessoa DATA DO AFUNDAMENTO:
02.09.1954 LOCAL: Natal, RN. POSIÇÃO: 12,2 milhas da Praia
de Rio do Fogo, próximo a cidade de Touros, ao norte de Risca do Zumbi. MOTIVO
DO NAUFRÁGIO: Chocou-se com a Risca do Zumbi. LATITUDE: 05º 08.723'
Sul. LONGITUDE: 035º 13.104' Oeste. PROFUNDIDADE MÍNIMA: 22
metros PROFUNDIDADE MÁXIMA: 27metros. CONDIÇÕES ATUAIS:
Desmantelado. DADOS
TÉCNICOS NACIONALIDADE: Brasileira. ESTALEIRO: American International
Shipbilding Comp. ARMADOR: Lloud Brasileiro. COMPRIMENTO: 122,3 metros BOCA:
16,5 metros. TIPO
DE EMBARCAÇÃO: cargueiro. MATERIAL DO CASCO: Aço PROPULSÃO:
hélice CARGA: Sal. |
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COMANDANTE PESSOA A
história do Comandante Pessoa no Brasil começa em outubro
de 1939, quando o governo financiou ao Lloyde Brasileiro a compra de treze navios
da série Hog Islands (pequena ilha fluvial no estado da Filadélfia,
onde estava estabelecida a empresa American International Corp). Construído
como Cliffwood em 1919, este cargueiro serviu a duas companhias até
que em 1939 passou ao Lloyde Brasileiro com o nome de Comandante Pessoa.
Era um navio de desenho clássico (tipo três castelos). Possuía
um motor a diesel, chaminé única e dois mastros de carga. O casco
era dividido em dois decks e cinco porões separados por oito comportas-estanques
- ainda que, longo de sua história este navio ainda sofreu algumas reformas,
instalando-se acomodações para o transporte de passageiros. O
NAUFRÁGIO O Comandante Pessoa conseguiu navegar durante todo
o período da 2ª Guerra Mundial
sem problemas. Mas, maio de 1954, quando transportava uma carga de sal de Areia
Branca no Rio Grande do Norte para Recife, chocou-se com os arrecifes da Risca
do Zumbi, próximos ao Cabo de São Roque ao norte de Natal. O
Cargueiro ficou inicialmente encalhado nos recifes. Seu pedido de socorro foi
captado pelo petroleiro inglês São Salvador, que logo se acercou
do navio, aguardando o amanhecer para iniciar o salvamento. Os comandantes
da época costumavam navegar entre a risca e o continente, para ter o visual
da costa, mas alguns preferiam o curso mais seguro e circulavam por fora, já
que a risca era pouco mapeada. Aparentemente o comandante Borges, não "abriu"
o suficiente seu navio cargueiro.
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