...NAUFRÁGIO do UTRECHT
 
Histórico
Em meados do século XVX, Portugal e Holanda estavam em guerra e o Império Luso tentava expulsar os holandeses de Pernambuco, porém a superioridade marítima da Holanda era indiscutível. Assim, os portugueses permaneciam ancorados em segurança na Baía de Todos os Santos protegidos pelas fortalezas da costa.
 

Em março de 1648, a esquadra de nove embarcações do Almirante holandês Witte Corneliszoon De With, invade a Baía de Todos os Santos; entre os navios armados estão o Gysseling, Huys Van Nassau, Utrecht e o Overyssel.
A frota holandesa ataca a esquadra de Luís da Silva Teles, que trazia do reino, o novo Governador Geral do Brasil, D. Antônio Teles de Meneses, Conde de Vila Pouca de Aguiar, a forta portuguesa em pânico se dispersa.
Os navios holandeses "Utrecht e Huys Van Nassau flanquearam o galeão português Nossa Senhora do Rosário, preparando a abordagem. Sem saída, e temendo perder o navio, o capitão português ateia fogo ao paiol de pólvora que voa pelos ares, carregando consigo toda a tripulação e as duas embarcações Holandesas.

 

Ilustração do catálogo da John Somers sobre o combate
Quando a fumaça se dissipou restavam em chamas o Huys Van Nassau e 26 sobreviventes do Utrecht agarrados a destroços flutuantes.
O Huys Van Nassau encalhou em Itaparica, BA. foi posteriormente recuperado e rebatizado de Fortuna pelos portugueses. O N.S. do Rosario desapareceu por completo.
Em 1981 os restos do Utrecht foram encontrados perto de Itaparica, BA. e durante os trabalhos de recuperação, encontraram-se muitos objetos de estanho que hoje constituem uma das coleções do período mais completas no mundo. Diversas peças identificadas foram restauradas e replicadas pela empresa John Somers Estanhos e hoje fazem parte de sua coleção.
 

DADOS BÁSICOS

Nome do navio: Utrecht

Data do afundamento: 26.03.1648

LOCALIZAÇÃO

Local: Salvador

UF: BA.

País:Brasil

Posição: Barra leste da Baía de todos os Santos, Ao largo de Itaparica.

Latitude: 13° 07' 51" sul

Longitude: 038° 39' 13" oeste

Profundidade mínima: 15 metros

Profundidade máxima:19 metros
DADOS TÉCNICOS
Nacionalidade: Holandesa - Companhia das Índias Ocidentais
Tipo de embarcação: galeão
Material do casco: madeira Propulsão: vela

Carga: Estanho, bronze, ouro e latão

CONDIÇÕES ATUAIS: desmantelado
MOTIVO DO AFUNDAMENTO: explosão
 

 
Descrição
Os destroços encontram-se espalhados por um raio de aproximadamente 100 metros, nitidamente marcado por um fundo formado de pequenas pedras de lastro. No centro da área encontra-se uma grande âncora; em volta dela, três canhões e mais uma pequena âncora quebrada.
Duas grandes fileiras de lastro estão alinhadas quase paralelamente, atingindo um metro acima do fundo. Não sabemos se foram alojadas novamente ou se estão em sua posição de naufrágio. Entre elas, um novo aglomerado de quatro canhões e mais uma âncora em pé no fundo.
Em torno destes destroços, são encontradas ainda três âncoras, todas deitadas no fundo.
Apenas um canhão e uma âncora encontram-se afastados do conjunto dos destroços.
 

Canhão de bronze do Utrecht.
Museu Naval e Oceanográfico da Marinha,
Rio de Janeiro, 2009

 

Âncora

Canhões

Pilha de lastro
 

 
Peças recuperadas, restauradas e replicadas do Galeão Utrecht
 

Catálogo da John Somers Estanhos sobre o Utrecht
John Somers Estanhos

 
O estanho achado no Utrecht constitui neste momento a maior coleção de estanho no mundo, com data tão precoce e específica.
O estado dos objetos achados variavam entre quase perfeitos (como o clyster uretral, ainda em estado para uso) e completamente carcomidos. No catálogo da John Somers também existem fotografias das peças no seu estado original, antes da limpeza e restauração pela empresa.
John Somers dedicou quase 5 anos a um trabalho de pesquisa visando à identificação, restauração e reprodução desta coleção. O catálogo da empresa mostra o produto deste trabalho.
O achado estão divididos em duas partes distintas: Utensílios de uso diário dos oficiais e utensílios do cirurgião.
A primeira contém utensílios de mesa, de comida e de bebida; por exemplo o pichel Jan Steen com bico longo, as colheres, saleiros e a bacia grande são provas da maneira de comer e do tipo de comida da época, a maior parte da qual era ensopado.
.Outros utensílios de uso diário como pinicos, castiçais de latão, compasso e tinteiro.
O segundo grupo é constituído pelos objetos de uso do médico. Os clysteres uretral, espátulas, comadre, tesouras, balanças e a caixa de unguentos.
Todas as peças oferecidas pela John Somers estanho são carimbadas com o nome do navio, a data do seu afundamento e o lugar. Além disso, cada item das peças do cirurgião é carimbado com o seu número individual da edição.

 
 
Réplica e original do Pichel Amsterdam
 
Clyster uretral
 
 

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