..NAUFRÁGIO da TEIXEIRINHA
 
Histórico
Em 1906 o pequeno vapor Teixeirinha, utilizado na linha de cabotagem e o vapor São Paulo auxiliaram o resgate do vapor Victória, que havia encalhado na entrada do porto de Itajaí (SC.).
Em junho de 1923 o Teixeirinha, partindo da Guanabara, subia a costa do Rio de Janeiro rebocando o iate Allívio 4º em direção a Ponta de Areia na Bahia, quando foi acossado por violento temporal, com forte vendo Noroeste. Buscou abrigo no interior do Boqueirão em Arraial do Cabo.
Seguindo a viagem, ao tentar virar a Ponta da Jararaca em Arraial do Cabo (RJ), acabou sendo jogado contra o costão naufragando em pouco tempo.
 

Foto do navio Teixeirinha, repare na popa
a placa de identificação que hoje encontra-se em São Paulo
 


Ilustração de como seria o vapor Teixeirinha,
a partir de outras fotos do navio


Ponta da Jararaca, posição do naufrágio daTeixeirinha
Placa de confirmação da identidade do vapor Teixeirinha
   

DADOS BÁSICOS

Nome do navio: Teixeirinha

Data do afundamento: 16.06.1923

LOCALIZAÇÃO

Local: Arraial do Cabo

UF: RJ.

País: Brasil

Posição: Ponta da Jararaca

Latitude: 22° 57' 43.82" sul

Longitude: 041° 59' 41.51" oeste

Profundidade mínima: 06 metros

Profundidade máxima:20 metros

MOTIVO DO AFUNDAMENTO: choque

DADOS TÉCNICOS
Nacionalidade: Brasileira
Ano de Fabricação: 1890
Armador: Companhia de Navegação São João da Barra
Estaleiro: R. Duncan & Comp. (Glasgow Inglaterra)
Comprimento: 52,7 metros Boca: 10,5 metros
Calado: 2,9 metros Tipo de embarcação: vapor
Material do casco: ferro Propulsão: vapor

Carga: vazia

CONDIÇÕES ATUAIS: desmantelado
 

 
Descrição
Os destroços do Teixeirinha estão separados ao longo do costão da ponta da Jararaca em duas áreas principais e afastadas por cerca de 50 metros.
Os destroços iniciam na parte interna da enseada, onde pode ser vista a popa do vapor entre as pedras e a areia. Entre as pedras, está um cabeço de amarração, o eixo, de onde foi cortada as pás do hélice de bronze, o volante do leme e parte das máquinas do navio, do tipo Truck Engine.
 

......

 
Seguindo-se o contorno do costão, encontra-se junto a areia uma parte do fundo do casco. Afastado 30 metros deste conjunto e dentro de uma fenda do costão é encontrado um grande cilindro com uma chaminé.
Mais adiante, está a segunda parte dos destroços. Na areia está uma caldeira de 3 metros de diâmetro, ainda seguindo o costão e entre as pedras encontra-se a proa do navio ainda muito nítida, com um grande guincho, correntes, cabeços de amarração e outras ferragens. Por uma distância de mais de 50 metros ainda podem ser vistas partes do costado do navio.
 
Guincho de proa
Cabeço de amarração da proa
Caldeira rolada para a areia
 

Shipwreck WRECK WRAK EPAVE PECIO shipwreck in brazil

 

Cabeço-de-amarração Cilindro com biela Escovém Guincho de proa. Chaminé