...NAUFRÁGIO do FRANCE
Atenção o France não afundou!
 
Embora em muitos textos brasileiros, e no conhecimento popular sobre naufrágios na Ilha de São Sebastião no litoral de São Paulo conste o vapor France da Société Générale de Transports Maritimes (SGTM), mas este navio apenas encalhou devido a um erro de navegação e neblina. Tendo sido socorrido e só afundou na Europa em 1915 por ação de submarino alemão durante a Segunda Guerra Mundial.
 

Histórico
O France foi construído para a Société Générale de Transports Maritimes À Vapeur SA - SGTM em 1896 nos estaleiros Forges & Chantiers em La Seyne, França e lançado ao mar em 1897.
O navio tinha 121,1 metros de comprimento, 12,8 metros de boca e 9,3 metros de calado, com um deslocamento de 4.269 Toneladas. Possuía um motor a vapor de tripla expansão, com potência de 474 nhp., acionando uma hélice que deslocava o navio a 14 nós, sendo ele detentor de diversos recordes na travessia Europa / Rio da Prata.
Era dotado de uma chaminé e três mastros de paus de carga, com acomodação para quase 1000 pessoas em três classes. Permaneceu na rota da America do Sul até ser transferido para a rota da Indochina.



 

Foto do navio France da companhia Société Générale de Transports Maritimes
 

DADOS BÁSICOS

Nome do navio: France

Data do encalhe na Ilha de São Sebastião: 01.03.1906

LOCALIZAÇÃO

Local: Ilhabela

UF: SP.

País: Brasil

Posição: Sudeste da Ponta do Boi

Latitude: 23° 57' 03" sul

Longitude: 045° 11' 03" oeste

MOTIVO DO AFUNDAMENTO: encalhe

DADOS TÉCNICOS
Nacionalidade: Francesa
Armador: Société Générale de Transports Maritimes (SGTM)
Comprimento: 121 metros Deslocamento: 4.025 toneladas
Tipo de embarcação: vapor
Material do casco: aço Propulsão: hélice

CONDIÇÕES ATUAIS: desmantelado

 

 

O acidente no litoral de São Paulo
Em 1º de março de 1906, quando seguia em uma viagem de Marselha para o Rio da Prata, com escala prevista em Santos, o France aproximou-se do litoral e por um erro de navegação e/ou devido a forte neblina reinante, acabou por encalhar às 10 horas da noite, na Ponta do Boi na Ilha de São Sebastião próximo a Santos. Haviam 800 passageiros de 3ª classe a bordo, o vapor foi socorrido pelo rebocador Dountles e os passageiros foram passados ao vapor SS Poitou que os levou até Santos.
Às 23 hs do dia 4 de março o France foi posto novamente a flutuar e deu entrada no porto de Santos as 10 da manhã do dia 05. Depois de reparos voltou ao serviço no final daquele mesmo ano.

O Naufrágio
Em 7 de novembro de 1915, durante a Primeira Guerra Mundial, o France navegava no Mar Mediterrâneo entre Mudros, na Grécia e Marselha, na França, quando, perto da costa da Sardenha, foi bombardeado por tiros de canhão pelo submarino alemão U-38.
Sucedeu-se um incêndio e ocorreram várias explosões. A tripulação e os passageiros abandonaram o navio e ele afundou algumas horas depois. Não houve vítimas fatais.

 
 
 
Shipwreck WRECK WRAK EPAVE PECIO