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Histórico |
"O capitão de mar
e guerra Pedro Velloso Rabello Junior, capitão do porto desta capital
(RJ), recebeu hontem um telegrama do Sr. Manoel Antonio Barros, collector
federal de Paraty, communicando-lhe que o vapor Paulista naufragou as
8:40 minutos da noite na long. 44,32' e latitude 23, 12' daquelle porto,
indo a pique as 6:40 da manhã, sendo salva toda a tripulação. O navio
vinha de Paranaguá e escalas abarrotado com grande carregamento de madeira
de lei afora muitas outras mercadorias. Não trazia passageiro algum. Quando
passava por aquelle porto perigoso das costas aconteceu partir o eixo
do leme; ficando o navio a mercê dos vagalhões que se levantam ali tenebrosos
e o Paulista à matroca foi bater contra as rochas perto da Ilha das Cocas,
mas com tal violência que foi a pique incontinente. " (Jornal O Fluminense
27.06.1913, pág. 3). |
Equipaento para realizar o padrão de busca (DGPS e Sistema de piloto automático) |
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Descrição |
O
navio encontra-se pousado no lodo, em sua posição natural, com muitas redes
presas ao casco. Resta a canoa principal do navio, tendo sido perdida todas
as superestruturas. Sua posição no fundo é com a proa direcionada para sudoeste.
Na proa uma grande ponta do reforço se eleva dois metros acima do que restou
do casco, pouco mais de 5 metros até a quilha. No convés de proa, um grande
guincho e dois cabeços podem ser encontrados. Grandes rombos no convés já permitem ver o interior da proa. Seguindo-se em direção a popa um grande rombo na lateral do costado de bombordo permite ver o interior. Poucas peças estão caídas do lado de fora do casco. Um segundo guincho esta 3 metros atrás do guincho de proa. Ao longo dos destroços podem ser vistas duas linhas de colunas de sustentação do convés. Toda a parte de vante do navio parece ser ocupada pelo porão e ainda podemos ver toras de madeira empilhadas junto ao costado de boreste. As cavernas presas ao casco podem ser vistas apesar de só restar parte da estrutura do casco. Todo o interior dos destroços está muito enterrado. No centro da embarcação uma grande caldeira horizontal domina o cenário, ela possui uma grande reentrância na parte superior, onde está o trocador de calor. |
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Placa colocada pela equipe da Captain Dive quando ocorreu a localização |
Resta
a canoa principal do navio, tendo sido perdida todas as superestruturas.
Sua posição no fundo é com a proa direcionada para
sudoeste. Na proa uma grande ponta do reforço se eleva dois metros
acima do que restou do casco, pouco mais de 5 metros até a quilha.
No convés de proa, um grande guincho e dois cabeços podem
ser encontrados. Seguindo-se para a popa, uma parte das máquinas pode ser vista, porém, não foi possível até o momento, identificar seu tipo. Seguindo de meia nau seguindo para a popa, muito encanamento e parte do eixo podem ser vistos. Junto ao costado de bombordo parte de um mastro está tombado para fora da embarcação, apoiado no casco. Junto à estrutura da popa podemos encontrar o volante do leme, destacando-se dois metros acima do convés. Ainda existem o leme e o hélice de três pás, uma das quais esta enterrada. |
Shipwreck WRECK WRAK EPAVE PECIO |