..NAUFRÁGIO do PAULISTA
 
Histórico

"O capitão de mar e guerra Pedro Velloso Rabello Junior, capitão do porto desta capital (RJ), recebeu hontem um telegrama do Sr. Manoel Antonio Barros, collector federal de Paraty, communicando-lhe que o vapor Paulista naufragou as 8:40 minutos da noite na long. 44,32' e latitude 23, 12' daquelle porto, indo a pique as 6:40 da manhã, sendo salva toda a tripulação. O navio vinha de Paranaguá e escalas abarrotado com grande carregamento de madeira de lei afora muitas outras mercadorias. Não trazia passageiro algum. Quando passava por aquelle porto perigoso das costas aconteceu partir o eixo do leme; ficando o navio a mercê dos vagalhões que se levantam ali tenebrosos e o Paulista à matroca foi bater contra as rochas perto da Ilha das Cocas, mas com tal violência que foi a pique incontinente. " (Jornal O Fluminense 27.06.1913, pág. 3).

A descoberta
O navio havia sido localizado no inicio dos anos 1980, mas depois ficou desaparecido durante muito tempo, até que mergulhadores do Rio de Janeiro e de Campinas se uniram em 1997 em uma operação de busca, que acabou bem sucedida e o Paulista foi novamente localizado.


Equipaento para realizar o padrão de busca
(DGPS e Sistema de piloto automático)
 

DADOS BÁSICOS

Nome do navio: Paulista

Data do afundamento: 26 .06.1913

LOCALIZAÇÃO

Local: Parati

UF: RJ.

País: Brasil

Posição: Baía de Parati, 1,5 milhas da Ponta da Cajaíba

Latitude: 23° 12' 35" sul

Longitude: 044° 32' 5" oeste

Profundidade mínima: 25 metos

Profundidade máxima: 31 metros

MOTIVO DO AFUNDAMENTO: choque

DADOS TÉCNICOS
Nacionalidade: Brasileira
Armador: Companhia Paulista de Navegação e Comércio
Comprimento: 60 metros Boca: 10 metros
Deslocamento: 668 toneladas
Tipo de embarcação: vapor
Material do casco: aço Propulsão: hélice
Carga: Madeiras de lei e outras mercadorias

CONDIÇÕES ATUAIS: desmantelado e enterrado

Descrição
O navio encontra-se pousado no lodo, em sua posição natural, com muitas redes presas ao casco. Resta a canoa principal do navio, tendo sido perdida todas as superestruturas. Sua posição no fundo é com a proa direcionada para sudoeste. Na proa uma grande ponta do reforço se eleva dois metros acima do que restou do casco, pouco mais de 5 metros até a quilha. No convés de proa, um grande guincho e dois cabeços podem ser encontrados.
Grandes rombos no convés já permitem ver o interior da proa. Seguindo-se em direção a popa um grande rombo na lateral do costado de bombordo permite ver o interior. Poucas peças estão caídas do lado de fora do casco. Um segundo guincho esta 3 metros atrás do guincho de proa. Ao longo dos destroços podem ser vistas duas linhas de colunas de sustentação do convés. Toda a parte de vante do navio parece ser ocupada pelo porão e ainda podemos ver toras de madeira empilhadas junto ao costado de boreste. As cavernas presas ao casco podem ser vistas apesar de só restar parte da estrutura do casco. Todo o interior dos destroços está muito enterrado. No centro da embarcação uma grande caldeira horizontal domina o cenário, ela possui uma grande reentrância na parte superior, onde está o trocador de calor.
 

redes Redes Redes redes Carga de madeira guinchos de proa Máquinas a vapor Caldeira em sela


Placa colocada pela equipe da Captain Dive
quando ocorreu a localização
 
Resta a canoa principal do navio, tendo sido perdida todas as superestruturas. Sua posição no fundo é com a proa direcionada para sudoeste. Na proa uma grande ponta do reforço se eleva dois metros acima do que restou do casco, pouco mais de 5 metros até a quilha. No convés de proa, um grande guincho e dois cabeços podem ser encontrados.
Seguindo-se para a popa, uma parte das máquinas pode ser vista, porém, não foi possível até o momento, identificar seu tipo. Seguindo de meia nau seguindo para a popa, muito encanamento e parte do eixo podem ser vistos. Junto ao costado de bombordo parte de um mastro está tombado para fora da embarcação, apoiado no casco. Junto à estrutura da popa podemos encontrar o volante do leme, destacando-se dois metros acima do convés. Ainda existem o leme e o hélice de três pás, uma das quais esta enterrada.
Shipwreck WRECK WRAK EPAVE PECIO
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