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Histórico O navio descia a costa norte da Bahia com previsão de abastecer-se de água em Salvador. Os coqueiros da costa de Jauá encobriam a vista do farol da Barra, até cerca de 2 milhas da costa, na altura de Abrantes, dificultando a orientação num perfil de costa sem grandes formações no relevo. Às 9:00 h., quando a costa foi finalmente visualizada, não havia mais tempo para o desvio, ocorrendo o choque do navio contra os recifes costeiros de Jauá ao norte de Salvador. |
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Descrição |
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O navio
encontra-se totalmente desmantelado, porém mantendo sua continuidade no
fundo de areia. A proa gigantesca ainda encontra-se inteira, tombada para
bombordo com o mastaréu e guarda mancebos. No convés, pode ser vista a entrada
de uma grande estiva, logo atrás dela está dois grande escovens caídos
sobre o fundo. Duas grandes âncoras, do tipo almirantado, margeiam o cavername desfeito da região, com dois grandes cabeços, um de cada lado. No centro do conjunto da proa, um grande cunho e dois apoios para a âncora reserva, que está caída sobre o guincho logo atrás. A estibordo, dois turcos permanecem caídos sobre a areia. Seguindo-se para popa a estibordo algumas ferragens se apoiam sobre um grande lajeado, enquanto a bombordo a estrutura do navio se mantém na areia, porém com poucas partes identificáveis além de um mastro e do cavername, demonstrando tratar-se provavelmente dos porões. |
Vista da praia de Jauá do naufrágio |
No
centro da embarcação podem ser encontradas quatro grandes caldeiras, três
delas alinhadas logo atrás das câmaras de expansão e uma quarta três a quatro
metros depois. Em direção a popa atinge-se o enorme maquinário do tipo Triple Expansion Engine, caído para bombordo, grande quantidade de cavername espalham-se por toda essa região. Em direção a popa podem ser vistos diversos mancais, mas não há sinal do eixo, dois grandes guindastes de mastro estão alinhados no fundo. Mas uma grande área só com cavernames denuncia a posição do porão de popa. Junto a popa pode ser vista o resto do eixo externo, ainda com seu apoio de casco e o grande leme caído sobre o cento da embarcação. Não há sinal do hélice (olhar informações adicionais). À frente do leme existe uma quarta âncora do mesmo tamanho e padrão, na lateral da popa dois conjuntos de turcos estão caídos sobre a areia. |
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SHIPWRECK WRECK |