...NAUFRÁGIO do MOREIA
 
Histórico

O Moreia foi o primeiro naufrágio induzido, para prática de mergulho no Brasil. Foi afundado propositadamente por um operador de mergulho da região de Santos para servir de ponto de mergulho na Laje de Santos, SP.
Após 6 horas de lento reboque por um trawller o naufrágio conhecido como Moreia, que era um pesqueiro de ferro, foi afundado no domingo de Páscoa de 1992.
O barco estava abandonado, jogado em um mangue e não se conhecia seu nome. O nome Moreia foi dado pelo responsável pelo afundamento. Segundo informações locais diversas ressacas mudaram sucessivamente o naufrágio de posição no fundo da Laje de Santos, acabando por acelerar sua destruição.

 

Posição do Moreia: junto ao costão, do lado conhecido como
cabeça da baleia da Laje de Santos
 

Laje de Santos, águas claras e muita vida
 

Diversos casais de frades passeiam pelos destroços

máquinasâncorascaldeirasguinchos    

DADOS BÁSICOS

Nome do naufrágio: Moreia

Nome da embarcação: ??

Data do afundamento: 19.04.1992

LOCALIZAÇÃO

Local: Laje de Santos

UF: SP.

País: Brasil

Latitude: 24° 19' 55" sul

Longitude: 046° 10' 30" oeste

Profundidade mínima: 18 metros

Profundidade máxima: 24 metros
CONDIÇÕES ATUAIS: semi-inteiro
DADOS TÉCNICOS
Nacionalidade: Brasileira
Comprimento: 22 metros
Tipo de embarcação: Traineira
Material do casco: ferro Propulsão: motor diesel
Carga: vazia
 

 
Descrição
O pesqueiro está adernado para boreste, paralelo e junto ao costão. Na ponta da proa pode ser visto o suporte da âncora e uma abertura em cada bordo para a passagem dos cabos de atracação. Acerca de dois metros da proa está a primeira estiva de porão, que se liga ao porão de proa, ainda inteiro e totalmente vazio.
 

 
No centro esta a casaria: a parte de boreste se deitou sobre o bordo e existe uma grande abertura que se liga ao interior do que sobrou da casaria.
Existe uma pequena passagem da cabine de comando para o compartimento de proa.
Atrás da casaria existe parte de um gradil, que se repete em cada um dos bordos. Entre esse gradil está a segunda entrada de porão (porão de popa), que também pode ser acessado por um grande rombo na lateral do convés de boreste.
Na popa, encontra-se apenas a murada amassada e uma pequena abertura para o compartimento de popa.
 

A proa se projeta da areia, ainda resta o aparelho de suporte da âncora
 

Ainda na proa, podem ser vistas as aberturas para fixação das amarras
 
 

O Casario desabou estando caido sobre o costado de boreste
 

A popa amassada parece ter sofrido os danos do processo de afundamento
 

Shipwreck WRECK WRAK EPAVE PECIO
Agradecimentos
 

Agradecimentos a equipe
da Captain Dive pela realização dos mergulhos
shipwreck in Brazil

 

Vaso sanitário sistema de erguimento da âncora Porão também  muito comprometido Casario bastante comprometido e de penetração arriscada.