Apesar de erroneamente
ser conhecido em Salvador como Manaos, o correto nome da embarcação
é Manau.
O vapor Manau de 2.745 toneladas foi construído por Raylton Dixon
& Co, em Middlesborough em 1882 para British and Colonial Steam Nav
Co. Foi incorporado a famosa companhia inglesa, Royal Mail Steam Packet
Co. em 1906 como navio de carga para o serviço do Brasil e Rio
da Prata.
Em sua primeira viagem ao Brasil pela Royal Stean Packet deixou Santos,
fazendo escala no Rio de Janeiro, em viagem para a Antuérpia.
Na madrugada do dia 22 de maio, após ter deixado o porto de Salvador
durante a noite, o vapor Manau, devido a escuridão da noite, encalhou
na laje rasa nos recifes das Ubaranas, (atual praia da Pituba), nos arredores
da cidade de Salvador.
Apesar das tentativas de desencalhar o navio, a operação
não foi possível e se deu a embarcação por
perdida. Permaneceu assim o Manau preso aos recifes enquanto sua carga
era retirada através de balsas que a transportavam até a
costa.
Finalmente em junho o navio acaba por partir-se ao meio, submergindo adernado
por boreste.
|