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Histórico
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Descrição |
O pequeno vapor encontra-se
pousado corretamente no fundo com a popa voltada para o terminal da Petrobrás.
A partir da popa em leque podemos ver o leme e parte do hélice, que
deve ter sido cortado. Acima do leme, no que restou do convés, esta
parte do volante do leme. O casco estava preservado parcialmente até um metro do fundo de areia até 2014, em algumas partes ele apresenta furos ou está totalmente destruído, restando apenas o cavername. No centro da embarcação encontrávamos uma grande caldeira aquatubular, com duas fornalhas quadradas, uma delas aberta e a outra fechada, porém em 2014 encontramos a caldeira totalmente destruída. A hipótese é que tenha sido lançada sobre ela uma grande âncora, pois o local tornou-se área de ancoragem de rebocadores. Entre os destroços da caldeira existem muitos tijolos refratários, onde pode ser lido CALDER. Um pouco atrás da caldeira está parte das máquinas (sem identificação de tipo). A frente das caldeiras pouco restou; apenas dois grandes cabeços de amarração em forma de "H", os dois estão caídos no interior dos destroços e o bico de proa. Junto ao fundo, dentro da proa, pode ser visto um dos escovéns. |
Naufrágio depois da destruição da caldeira |
Fotos
dos destroços no fundo
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Abrigado
no interior das águas da Baía de Todos os Santos, o vapor
da Jequitaia permite mergulhos longos devido a
pouca profundidade, a visibilidade não é tão boa quanto em outros mergulhos em Salvador, mas o mergulho vale a pena a fauna é muito interessante, principalmente pela variedade de peixes pequenos, cavalos-marinhos e esponjas. |
Mergulhador executando croqui junto a caldeira |
Tijolo refratário, com a marca CALDER, utilizado no isolamento das caldeiras |
Túnel ao lado da caldeira |
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Shipwreck WRECK WRAK EPAVE PECIO |