. NAUFRÁGIO do IMBETIBA
 

Histórico
O Imbetiba saiu do Rio de Janeiro no dia 10, trazendo a seu bordo 14 passageiros e carga geral, com destino ao porto de Imbetiba e Campos. Embora
o mar estivesse calmo, à noite começou com uma pequena cerração que, por volta das 23 horas, tornou-se muito densa. O vapor navegava às cegas em razão do tempo fechado e pouco antes da meia-noite, acabou batendo num banco de areia ao largo da Praia da Massambaba, RJ.

 

Como o navio não abriu água, a tripulação lançou ao mar parte da carga e deu força à ré. O imbetiba safou-se e pode continuar a sua marcha, mas à meia-noite, acabou encalhando definitivamente.
Já no meio da madrugada, o forte vento sudoeste começou a soprar e dissipou a cerração, observou-se que o vapor estava praticamente em seco no canto da Praia Grande. O comandante Murtinho ordenou que fossem desembarcados todos os passageiros, alguns inclusive caminhando até a praia, com água até o peito.
Após o resgate dos passageiros, tratou de salvar a bagagem e a carga restante.
Nos dias seguintes, dois vapores foram enviados do Rio de Janeiro para ainda tentar puxar para o mar o Imbetiba, mas o movimento da areia devido ao mar agitado no dia seguinte rapidamente prendeu o navio que permaneceria como mais uma vítima da terrível praia da Massambaba.

 

A sombra na água rasa no canto da Praia Grande
(Arraial do Cabo),
marca a posição do naufrágio
 

DADOS BÁSICOS

Nome do navio: Imbetiba

Data do afundamento: 10.09.1881

LOCALIZAÇÃO

Local: Arraial do Cabo

UF: RJ.

País: Brasil

Posição: No canto esquerdo da Praia Grande

Latitude: 22° 58' 27.38" sul

Longitude: 042° 01' 58.58" oeste

Profundidade mínima: 02 metros

Profundidade máxima: 04 metros
DADOS TÉCNICOS
Nacionalidade: Brasileira Cia. Estrado de Ferro Macaé & Campos
Tipo de embarcação: vapor de cabotagem
Material do casco: ferro Propulsão: hélice

Deslocamento: 500 toneladas

Carga: Variada
CONDIÇÕES ATUAIS: desmantelado e enterrado

MOTIVO DO AFUNDAMENTO: encalhe

 

Símbolo da compoanhia de navegação e posição dos destroços em dia de forte vento sudoeste, uma das razões que provocou o naufrágio
Os náufragos passaram a noite na praia e no dia seguinte, dirigiram-se a pé para o Arraial do Cabo dois quilômetros do local do naufrágio.
De lá seguiram de lancha para o Cabo Frio.

Do Rio de Janeiro partiu o vapor Barão de São Diogo para prestar socorro ao vapor Imbetiba, porém encontrando forte cerração foi obrigado a abrir para o mar, só chegando ao local às 7:00 horas do dia 12.
 

Descrição
O navio que encalhou na praia grande, está praticamente paralelo à praia. Em poucas épocas do ano o Imbetiba pode ser visto, pois na maior parte do tempo a areia cobre os destroços.
A partir da proa, podem ser visto o cavername com restos do casco, um pequeno cabeço esta caído no interior a boreste. A frente das caldeiras parece existir uma câmara de condensação do vapor.
No meio da embarcação existem duas caldeiras (3 metros de diâmetro); das caldeiras pode ser seguido o encanamento de vapor. Parte do maquinário está caído logo após as caldeiras, seguindo o eixo, que está guarnecido pela casa do eixo.
Caído sobre a proteção do eixo está um pequeno guincho. A popa da embarcação encontra-se muito enterrada, não sendo possível ver leme e eixo.
Nas laterais da embarcação, são encontrados pequenos pedaços de costado.
 


Shipwreck WRECK WRAK EPAVE PECIO
 

 

Naufrágio sujeito a mudanças na areia da praia. Condensador Cilindros e bielas Guincho Túnel do eixo Cabeço-de-amarração