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Texto
Ricardo Macieira e
fotos Karine Venegas
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Expedição
Nossa expedição tem início em Fortaleza às 3:00 da manhã do dia 08/07/2023. São 220 km de carro até o município de Itarema, de onde partimos do cais do Porto dos Barcos. A embarcação de pesca Erica 2 nos aguarda, sob o comando do Mestre Edinardo (Irmão). A operação de mergulho fica a cargo do instrutor Paulo Roberto (Siará Scuba Dive) e da equipe Rambo Dive. Temos 4h de navegação pela frente no pesado mar cearense, a ponto de cabos serem esticados no barco, para podermos nos locomover em segurança. À 23 milhas da costa de Acaraú, chegamos ao nosso destino. O SS Eugene Thayer repousa sob um extenso banco de areia, a 18 metros de profundidade. A ancoragem é feita no naufrágio sob forte corrente de superfície com a descida dos mergulhadores feita no cabo. Dois mergulhos foram realizados com EANx 32, com excelente visibilidade (acima de 20 metros). No primeiro mergulho foram coletadas colônias das duas espécies de coral-sol que dominam o naufrágio, para o trabalho da Karine Venegas, pesquisadora da Bio Bureau Biotecnologia. No segundo mergulho, navegamos por todo o naufrágio, o mesmo encontra-se semi-inteiro, com a proa e a popa mais bem conservadas, e grande destruição à meia-nau. Apresenta boas penetrações nos cavernames e porões de proa, além de intensa vida marinha: raia-prego, cardume de barracudas, peixes-galo, cirurgiões e até meros habitando o naufrágio. Além disso, observamos alguns peixes-leão, que são invasores assim como o coral-sol já citado acima. |
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Na volta, mais 4h
de navegação nos esperam, dessa vez com um típico
pirão nordestino e posta de atum para alegria de todos.
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Juntos, Coral-sol e o Peixe-leão, dois bioinvasores |
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Histórico Em tempos de Guerra, navios eram construídos em massa para suprir a enorme demanda das nações envolvidas. De fabricação norte-americana, mais de 500 petroleiros de propriedade da Sinclair Refining Co., New York, foram produzidos pelo estaleiro Bethlehem S. Corp. Ltda, Delaware. Entre eles, o SS Eugene Thayer, que mais tarde viria a ser conhecido como o Petroleiro do Acaraú. |
Petroleiro da classe Sinclair, mais de 500 foram construídos |
SS Eugene Von Thayer |
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O
ataque Na noite de 09/04/1942, fazendo a rota de Buenos Aires (ARG) para Caripito (VEN), foi interceptado e bombardeado diversas vezes pelo submarino italiano Pietro Calvi, que na época patrulhava o Atlântico Sul. Dos 37 tripulantes a bordo, 11 morreram na tentativa de abandonar o navio, os demais foram resgatados em botes salva-vidas. Após dois dias ardendo em chamas, o SS Eugene Thayer finalmente naufragou. |
Submarino italiano Pietro Calvi |
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A
proa petroleiro com parte do reforço de proa e do casco já
colapsada, no seu interior vários meros
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Descrição A localização do naufrágio já era conhecida há tempos, por pescadores e caçadores, devido à rica vida marinha no local. Em 2012, uma expedição da Mar do Ceará identificou o petroleiro pelas letras gravadas em relevo no costado de proa, após associação com pesquisas e referências de coordenadas geográficas. Nessa última década, o processo de desmantelamento vem aumentando, pois o navio é sujeito às fortes correntes devido à pouca profundidade. |
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Cavername
no interior de um dos porões
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Estrutura
de saída da chaminé e gaiutas laterais
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O
petroleiro está apoiado na areia
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É
possível identificar várias peças ao longo do naufrágio,
principalmente nas áreas de proa e popa. Grandes guinchos, cabeços de amarração, parte do eixo e cana do leme estão bem visíveis na popa, que se inclina para boreste, além da chaminé tombada no mesmo lado. À meia-nau, o navio encontra-se bastante desmantelado, pois foi a área extensamente bombardeada. Cabeços de amarração e parte do mastro são vistos no areal. A proa é a área mais preservada, com escadas, estivas e porões ainda intactos, onde abrigam-se tubarões-lixa e meros. Os cavernames já estão expostos, fornecendo luz durante as penetrações. |
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À
meia-nau muitos destroços
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Parte
da chaminé caída a boreste
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Cabeço
de amarração junto ao bordo caído
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A
estrutura de popa caída para boreste
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Na
popa o volante do leme
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Detalhe
do volante do leme
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Agradecimentos
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Shipwreck WRECK WRAK EPAVE PECIO | |||