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Histórico
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Navio provavelmente semelhante ao Dart, Mesmo estaleiro e medidas básicas |
No Museu Naval de São Sebastião, uma maquete diferente do navio aceito por alguns pesquisadores |
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O
Naufrágio
Em sua primeira viagem para o Brasil (agosto de 1884), realizando a rota Southampton - Santos - Rio de Janeiro - Barbados - St. Thomas - New York - Londres No dia 11 de setembro iniciou a viagem de Santos para o Rio de Janeiro com uma carga de 15.282 sacas de café., durante a noite, devido ao forte temporal, não foi avistado a costa da Ilha de São Sebastião (Ilhabela). Por volta de meia noite, houve o choque contra o costão na altura morro do Simão na região de Borrifos. Como o navio ficou preso às pedras. O navio transportava 55 tripulantes e 5 passageiros e apenas uma morte foi registrada; o oficial chefe William T. Johnson atirado ao mar no momento do choque. A tripulação tratou de salvar todos os passageiros e as malas postais antes do navio afundar definitivamente. A carga foi totalmente perdida. |
Local do naufrágio do Dart |
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Peças
de porcelana do Dart com o símbolo da Royal Mail Steam Packet Co.
, assim como muitas outras peças recolhidas nos naufrágios
da região de Ilhabela,
podem ser vistas no Museu de Naufrágios de São Sebastião. O Museu Naval de São Sebastião fica na estrada Rio-Santos, na Praia Grande, também conhecida como "Praia dos Trabalhadores". |
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Descrição |
O navio encontra-se
paralelo ao costão, totalmente desmantelado. Aos sete metros de
profundidade, pode ser encontrada uma grande estrutura com cavernames.
Sobre ele, estão posicionadas duas grandes âncoras tipo almirantado,
presas uma a outra, em posição de oposição.
À frente delas, outra grande âncora almirantado encontra-se
caída próximo ao guincho. A uma distância de dois
metros deste guincho, está um cabeço de amarração.
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Fotos
Sérgio Gurgel
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Âncoras reservas presas juntas |
Guincho de proa |
Parte da estrutura do leme |
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Shipwreck WRECK WRAK EPAVE PECI |