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Histórico
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O Cavo Artemidi ainda como MV Derwentfield |
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Naufrágio Em setembro de 1980, o cargueiro grego Cavo Artemidi embarcou no porto de Vitória, ES. lingotes de ferro-gusa de uma Companhia do estado de Minas Gerais, com destino a Brighton na Inglaterra. No total carregava 16.800 toneladas de lingotes. Estava prevista uma escala na Bahia para reabastecimento. No dia 19, o cargueiro deixou o porto de Salvador, BA. O comandante não deixou que o navio fosse rebocado, e apesar da lei, dispensou o serviço do prático do porto; segundo acusações, para economizar os CR$ 3.000,00 do custo do serviço. |
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Durante as manobras
de partida, foi arrastado pelas fortes correntes típicas da Baía
de Todos os Santos, acabando por tocar às 2 horas, no conhecido
Banco da Panela. |
Momento do afundamento do Cavo Artemidi |
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O Resgate |
Em 1982 a empresa Villafer arrematou os direitos de exploração do Cavo Artemidi em um leilão do Instituto de Resseguros do Brasil, mas logo desistiu do serviço, repassando a concessão à companhia paulista Hernandes Anti corrosão e Pintura. Segundo a Revista Veja de agosto de 1984 "veterana em empreitadas subaquáticas pouco convencionais e que oferecem doses de risco" que iniciou os trabalhos de recuperação dos lingotes de ferro-gusa. |
Segundo
o técnico naval da empresa Edno Oliveira Lima, "a estrutura,
cedeu à pressão da água que invadiu os porões,
a oxidação grudou os lingotes". |
Eletro imã resgatando os lingotes |
Draga Itaoca recebendo o ferro-gusa |
Descrição |
O Cavo
Artemidi foi sem dúvida nenhuma um dos naufrágios mais bonitos
do Brasil, com seus 180 metros e durante duas décadas era impossível
não encantar os mergulhadores que frequentavam seus destroços.
Não só pela grande estrutura e possibilidades de penetração,
mas pela própria biodiversidade de peixes e outros organismos. |
Acompanhe
pelos sucessivos croquis o processo de assoreamento do banco de Santo
Antônio, que acabou por sepultar o navio
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Croqui
em março de 1998
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Croqui
em dezembro de 1999
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Croqui
em novembro de 2007
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Croqui
em janeiro de 2011
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Croqui
em outubro de 2016
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Croqui
em janeiro de 2019
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Veja
também a matéria da biblioteca: Em
Desmanche
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Polia do guincho
de proa logo foi coberto
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Acesso ao
porão de proa uma das
primeiras partes assoreada pelo banco |
Parte do convés
que permaneceu
descoberta durante muitos anos |
Um dos locais
mais belos do Cavo era o
corredor boreste do casario |
Convés
sobre o qual estava o casario, com a base do mastro,
foi a últimaparte a ser engolida pelo banco |
Escada no
interior da sala de máquinas
colapsou em torno de 2007 |
Convés
era livre para circulação
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As
fotos mais atuais do que sobrou do Cavo Artemidi - Fabricio Gil
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Em
2018, a base do mastro e parte do teto do casario estão a 12 metros.
O pouco que sobrou no
meio do Banco de Santo Antônio
do majestoso Cavo Artemidi
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Fotos dos destroços | ||
Em
um navio tão grande, as possibilidades de fotos eram inúmeras,
a qualidade da água também favorecia o trabalho dos fotógrafos,
que conseguiram belas imagens. Como trata-se de um navio inteiro, existiam
duas regiões distintas dos destroços. Do lado de fora, com
a forte corrente local, predominavam peixes rápidos. Já
entre os ferros e no interior do casario, muitos invertebrados, moréias
e outros organismos eram encontrados.
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Grande quantidade de Ciliares povoavam os destroços |
Na popa, a lateral do casco, formava uma boa proteção contra a forte corrente local |
O centro dos destroços era formado pelos compartimentos de ferro-gusa que colapsaram para dentro da embarcação |
Na popa haviam dois grandes guinchos que ornamentavam os destroços |
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Agradecimentos |
Shipwreck WRECK WRAK EPAVE PECIO |