...NAUFRÁGIO do CAP FRIO
 
 
Histórico
O Cap Frio foi o primeiro de uma série de três vapores, junto com o Cap Verde e Cap Roca que a companhia de navegação Hamburg Sudamerikanische Dampfschiff (Hamburg-Sud) mandou construir para atender a sua crescente linha para a América do Sul (Hamburgo - Rio de Prata).
O Cap Frio foi construído nos estaleiros de Reiherstiegwerft em Hamburgo. Esse vapor possuía 180 metros de comprimento, com mais de 5.600 toneladas de deslocamento distribuídas em três decks de superestruturas e 4 porões. Ele foi lançado ao mar em 25 de novembro de 1899.
 
 

DADOS BÁSICOS

Nome do navio: Cap Frio

Data do afundamento: 03.09.1908

LOCALIZAÇÃO

Local: Salvador

UF:BA.

País:Brasil

Posição: Farol da Barra, a 450 m da praia

Latitude: 13° 00' 46" sul

Longitude: 038° 32' 05" oeste

Profundidade mínima: 13 metros

Profundidade máxima: 18 metros
CONDIÇÕES ATUAIS: desmantelado
MOTIVO DO AFUNDAMENTO: encalhe
DADOS TÉCNICOS
Nacionalidade: Alemã
Ano de Fabricação: 1900
Estaleiro: Reiherstiegwerft, Hamburg
Armador:Hamburg Sudamerikanische Dampfschiff.
Comprrimento: 180 metros Boca: 13,7 metros Calado: 8,93 metros
Deslocamento: 5648 toneladas
Tipo de embarcação: cargueiro
Material do casco: aço Propulsão: hélice

Carga: 90.000 sacas de café. cacau e tabaco

 
O Naufrágio
Saiu de Hamburgo com 100 passageiros em uma viagem até Montevidéu. Em sua viagem de volta, deixou o porto carioca no dia 15 de agosto de 1908, com escala prevista para Salvador para recompor seu estoque de carvão e água.
O Cap Frio entrou na Baía de Todos os Santos às 9 horas da manhã; 60 horas depois de deixar o Rio de Janeiro.
Às 11:20 horas da manhã do dia primeiro de setembro de 1903, o Cap Frio iniciou os preparativos para deixar o seu ancoradouro, levantou ferro e partiu com a maré vazante.
O paquete seguiu pelo canal de dentro da Baía de Todos os Santos, quando o navio decaiu para bombordo, chocou-se violentamente de proa com as rochas do costão de Santo Antônio, próximo ao farol da barra e a menos de 100 metros de onde afundaram o Maraldi (1875), Germânia (1876), La France (1894) e Bretagne (1903). Com o choque, o Cap Frio quebrou a mastreação, rompeu o casco e a água penetrou nos porões 1 e 2. Foi tentado o salvamento, porém a tarefa foi abandonada. Afundando possivelmente em 3 de setembro pois o navio partiu-se ao meio afundando. Houve tempo para a recuperação dos passageiros e carga valiosa.
 

Posição do naufrágio do Cap Frio visto do
interior da Baía de Todos os Santos

Cap Frio encalhado sobre o recife da barra de Salvador

Posição do naufrágio do Cap Frio visto da
saída da Baía de Todos os Santos

 

 

Descrição

O navio encontra-se bastante desmontado, porém mantendo sua continuidade no fundo, ele está disposto paralelamente ao costão do farol da Barra. A proa bastante desmontada encontra-se caída para boreste, mostrando parte do casco de bombordo, escovém desmontado e murada. Seguindo-se em direção à popa (interior da Baía de Todos os Santos), podem ser vistos um grande mastro ainda com a escada, parte do cavername e dois grandes cabeços de amarração caídos um de cada lado dos destroços; pouco mais atrás da proa está um grande guincho.
 

Guincho de âncora âncora almirantado Volante do leme Caldeiras posicionadas como na sala de máquinas ............

 
Todo o cavername de bombordo está aberto e caído sobre as rochas do costão, enquanto o de boreste de espalha sobre a areia. No centro da embarcação estão cinco grandes caldeiras de tripla alimentação, dispostas em três e atrás delas mais duas unidas (caldeiras acopladas) por suas partes traseiras. Olhando pelas fornalhas pode se ver de um lado ao outro. Este tipo de caldeir não é encontrada em nenhum outro naurágio brasileiro.
Para trás das caldeiras só podemos encontrar pedaços espalhados e uma grande âncora que não podemos afirmar pertencer ao navio, indicando que o navio partiu e foi parcialmente resgatado. Fato também afirmado na documentação de época.
Na extremidde dos destroços está o volante e a cana do leme, do qual restam poucos pedaços.
 
Fotos: Roberto Amarante Costa Pinto
instagram@robertocostapinto
Caldeira com a couraça rompida, mostrando os tudos
da fornalha e do trocador de calor
Volante mecânico e cana do leme
Caldeiras acopladas pela traseira e com fornalhas para os dois lados. Únicas no Brasil
 

Shipwreck WRECK WRAK EPAVE PECIO