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NAUFRÁGIO do ALVARENGA
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Histórico |
Alvarenga típica do início do século XX |
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Shipwreck WRECK WRAK EPAVE PECIO |
O
convés de proa com cabeços e guincho
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Grande
porão da Alvarenga
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Parte
da borda da estiva e a escotilha de popa
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Descrição |
A balsa está
apoiada corretamente no fundo, em posição paralela à
praia do Bessa. Mede cerca de 20 metros de comprimento por 5 metros de boca
e 2 metros da areia a te o nível dos conveses. Como as alvarengas clássicas, é formada por um grande porão central. A estiva está totalmente aberta, o porão já está bastante soterrado e os cascos, nos dois bordos, parcialmente rompidos junto ao fundo. |
Sob o pequeno convés
de porá existe um compartimento. Sobre o convés de proa se
observa um pequeno guincho, dois cabeços de amarração
e uma pequena escotilha que dava acesso ao compartimento de vante. No convés de popa, dois outros pares de cabeços de amarração diagonais também são vistos e outra pequena escotilha de acesso ao que seria o compartimento de ré. O casco de ferro está cheio de buracos em toda a sua extensão e pelo lado de fora, podem ser vistos os reforços que sustentavam a antepara de madeira que protegia o casco no contato com os navios a que davam apoio. |
Muitos
cardumes frequentam o local
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Bomba
d'água caída a bombordo
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Carga
de canos e registros hidráulicos
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Pouco
sobrou do casco junto ao fundo
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No interior do porão,
caídos na direção da proa existe um amontoado de canos
consolidados e parte e um grande registro de bronze. Caído pelo lado
de fora, a bombordo, existe uma grande bomba, que deveria juntamente com
o encanamento e os registros representarem a carga de material hidráulico
desta Alvarenga. São possíveis pequenas penetrações sob os conveses de proa e popa. |
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Agradecimentos
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shipwreck wreck |