Ouvi falar de Truk pela primeira
vez em 1971, na série da TV do Jacques Cousteau. Na realidade,
Cousteau "redescobriu" Truk quando mergulhou na laguna dois
anos antes, explorando diversos naufrágios. Depois foi em um programa
na TV Globo, no final dos anos 80, onde o repórter Francisco José
realizou alguns mergulhos nos principais naufrágios de Truk. Nos
dias de hoje, Truk Lagoon ou Chuuk, como também é conhecida,
é um arquipélago que junto com mais três, Kosrae,
Yap e Pohnpei, forma um país independente (607 ilhas) conhecido
como Estados Federados da Micronésia. Com águas transparentes,
sem corrente, com a visibilidade de 30 a 50 metros e uma temperatura da
água de 29 °C, tornou-se o paraíso dos mergulhadores
em naufrágios e interessados em história militar.
O I-169 era um navio classe Kadai 6 A com um deslocamento na superfície
de 1.400 toneladas e submerso de 2.440 toneladas Tinha um comprimento
de 105 metros (lembro que um U-Boat Tipo IX C media 77 metros e um Tipo
VII C, 67 metros) e seu armamento era composto de quatro tubos lança-torpedos
na proa e dois na popa. Tinha ainda um canhão de convés
com calibre próximo dos 100 mm (3,9 polegadas) e uma metralhadora
de 13 mm ante-a-ré da torre. Veloz, podia navegar a 23 nós
na superfície e a 8,8 nós sob as ondas. Lançado em
1934, possuia mais cinco irmãos da mesma classe.
O I-169 participou do ataque
a Pearl Harbour, mas um dos maiores feitos da Arma Submarina japonesa
durante a II Guerra Mundial
ficou com o seu similar, o I-168 que torpedeou e afundou o avariado porta-aviões
USS Yorktown e o destróier USS Hamman na Batalha de Midwai. Algum
tempo depois, o I-169, já se tornando obsoleto, foi destinado à
missões de resuprimento.
No dia 02 de abril de 1944, o I 169 encontrava-se docado em Truk, em plena
operação de reabastecimento, quando recebeu o alarme de
um ataque iminente por bombardeiros americanos B 24. Ele então
buscou proteção submergindo rapidamente para o fundo de
areia branca da laguna. O problema que, na pressa, alguém esqueceu
semi-aberta uma válvula importante existente na torre. A proa e
a sala de controle inundaram rapidamente.
Estavam a bordo além da tripulação, alguns operários,
mas o capitão Shigeo Shinohara permanecia em terra. Ao que parece
parte da tripulação morreu afogada instantaneamente, mas
um número maior, conseguiu estancar o alagamento e buscou abrigo
nos compartimentos de popa.
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O I-169 segundo o Capitão Higgs - SS
Thorfinn
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