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HMS
M.33
Portsmouth Historic Dockyard - Portsmouth, Inglaterra |
Portsmouth
Historic Dockyard
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O
Navio O HMS M33 é
um monitor e um dos únicos três navios de guerra da Marinha
Real Britânica da Primeira Guerra Mundial que restaram e o único
sobrevivente da sangrenta Campanha Gallipoli na Turquia. |
Casco do monitor com 54,03 metros - 580 toneladas |
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Encomenda
em março de 1915 para os estaleiros Harland e Wolff de Belfast
(Irlanda), mesmo com vários outros navios do seu tipo sendo construídos
no mesmo período, foi lançado em maio e comissionado em
junho do mesmo ano, feito impressionante para a época.
Serviu ativamente no Mediterrâneo durante a Primeira Guerra Mundial e comandado pelo tenente-comandante Preston-Thomas, sua primeira operação ativa em agosto de 1915, foi o apoio aos desembarques britânicos em Suvla, durante a Batalha de Gallipoli na Turquia. Permaneceu estacionado em Gallipoli até a evacuação inglesa em janeiro de 1916. Muito pouco confortável, a tripulação de 72 oficiais e homens ficavam amontoados dentro e fora do navio. Durante o restante da Primeira Guerra, serviu no Mediterrâneo e esteve envolvido na apreensão da frota grega na Baía de Salamis em setembro de 1916. Em 1919, juntamente com outros cinco monitores (M23, M25, M27, M31 e Humber) serviu durante a intervenção aliada na Rússia. Enviados para o porto de Murmansk para abastecer e transportar a Força Expedicionária da Rússia do Norte. Em junho, seu baixo calado permitiu viajar, embora tenha de ter suas armas retiradas, pelo rio Dvina, para cobrir a retirada das forças britânicas e russas. O M.25 e M.27 e depois de encalhar tiveram de ser abandonados em setembro de 1919. Em outubro, o M.33 retornou com segurança a Chatham ... Em fevereiro de 1925 foi renomeado como HMS Minerva e utilizado como navio de treinamento para lançamento de minas. Em 1939 seu nome foi alterado novamente para Hulk C23, passando por várias funções, foi navio de abastecendo, oficina e o escritório flutuante no Royal Clarence Victualling Yard em Gosport (1946). Colocada à venda em 1984, passou para o Conselho do Condado de Hampshire na década de 1980 trabalharam para desenvolver o projeto de 2,4 milhões de libras para conservar, restaurar o navio que foi entregue ao Museu Nacional da Marinha Real em 2014. Um programa de conservação foi realizado para permitir que ela fosse aberta ao público. |
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O
canhão principal Mk XII de 6 polegadas (152 mm)
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Doca
do Portsmouth
Historic Dockyard - Portsmouth,
foto tirada do convés do HMS Victory
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No
Brasil |
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guia de estruturas de vapores e conheça mais sobre sua construção
e características, caso deseje identificar as peças pelo
visual utilize o esquema na página de Navios à vapor.
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