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Amerigo
Vespucci
(Itália) |
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Marinha Italiana |
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O navio-escola
italiano AMERIGO VESPUCCI foi construído no Estaleiro Real de Castellamare
Di Stabia em 1930, na itália. Projetado pelo Tenente-coronel do Corpo
de Engenharia Naval, Francesco Rotundi com uma estrutura semelhante a das
grandes fragatas do século XIX. Apresenta 82,4 metros de comprimento e cerca de 4.146 toneladas, distribuídas em três convéses. O casco de aço é rebitado, embora muitas partes já sejam montadas com soldas. É armado de três mastros. O traquete (à proa) com 50 metros, o grande (central) com 54 metros e a mezena (à popa) com 43 metros, montado com caranguejeira (mastro diagonal). Além deles existe o gurupés (mastro projetado na proa) com 18 metros. O velame soma um total de mais de 1.360 metros quadrados. |
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O
veleiro é armado como uma fragata do século XIX, com três
convéses.
Apresenta os mastros de Gurupés (projetado a proa), Traquete (proa), Grande (meio) e mezena (popa) com caranguejeira (diagonal) |
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Em 15 de outubro de 1931 foi lançado ao mar no porto de Gênova (Itália), recebendo seu nome em homenagem ao famoso explorador e cartógrafo florentino Amerigo Vespucci, que, entre 1497 e 1504 realizou quatro viagens de descoberta à América do Sul. Sua figura hoje enfeita a proa do navio.
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Varanda
e escaler na popa
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Figura
de proa de Amerigo Vespucci
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O
veleiro destinava-se ao treinamento dos cadetes da academia naval italiana,
substituindo o anterior que foi entregue aos russos como compensação
por danos de guerra. Hoje continua na mesma função sendo o
navio mais antigo da marinha italiana. Entre 2013 e 2014 o veleiro Amerigo Vespucci permaneceu docado no Arsenal La Spezia (Itália), passando por um completo trabalho de reparos e reforma geral. Hoje (outubro de 2003) durante sua visita ao porto do Rio de Janeiro, na sua segunda volta ao mundo (2023/2025), encontra-se em perfeitas condições, com aspecto de novo. O Amerigo Vespucci já foi chamado de "O navio mais belo do mundo". O titulo foi "concedido" em 1962 pelo comandante do porta aviões americano USS Forrestal, durante um encontro entre os dois navios no Mediterrâneo. Hoje o navio recebe oficialmente o título de Embaixador da Boa Vontade da Unicef. |
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"
O navio mais bonito do mundo"
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A
proa com o sistema de recolhimento das âncoras (turcos em amarelo).
Quatro âncoras almirantado estão presas nas bordas do navio |
Os
grandes guinchos de cabresane que erguiam as
âncoras e as pesadas velas estão por todo o navio |
Os
cunhos de amarração apresentam cobertura de bronze
com o desenho do navio. Lindos demais |
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Duas
cabines estão prersentes no convés, uma com o timão
e
outra apenas para cartas e planejamento de rota |
Cabine
de comando com dois sistemas de timão
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Segundo
sistema de timão (mecânico) da sala de comando
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Convés
meia nau, com a base do mastro grande (central).
Repare nas laterais os amarradores em bronze |
Dois
sinos (junto a popa) estão presentes no convés
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O
navio conta com duas lanchas e oito escalares
posiciondos em turcos individuais |
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O Amerigo
Vespucci é um veleiro maravilhoso e poucas vezes vi um navio histórico
com tantas peças em bronze. Se ele é o mais bonito do mundo
é difícil dizer, mas com certeza ele enche os olhos de qualquer
visitante que goste da história da navegação, de navios
antigos e dos naufrágios. No Brasil e no mundo não são muitos naufrágios que podem ser mergulhados e que possuam as mesmas característica do Amerigo Vvespuci, principalmente naufráios onde tenham sobrado peças de relevância para comparação. Mas muitas de suas peças estão presentes nos naufrágios do século XIX e início do século XX espalhados pelo mundo, assim, o mergulhador têm grande possibilidade de aprender a reconhecer as peças ao visitar mais esse navio histórico. Naufrágios como o Crest (SP), Buenos Aires (RJ), Black Adder (BA) e Galeão (PE) são exemplos onte encontraremos peças e estruturas semelhntes as do Amerigo Vespucci. |
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Por
todo navio existem detalhes em bronze
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Cabeços
de amarração de bronze, peça incomum
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Em
cada canto do navio detalhes em bronze
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Sistema
de amarração e trabalho dos cabos, com polias,
moitões e malaguetas na base dos mastros |
Primeiro
sino do Amerigo Vespucci
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Convés
de popa, com o toldo apoiado na retranca
(mastro horizontal para a vela de popa) |
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Vista
de meia nau para a proa, mastro grande e traquete
os escaleres nos turcos laterais |
O
mastro grande (central) possui 54 metros de
altura e uma gávea |
Convés
de proa muito concorrido durante a visitação
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Consulte
nosso guia de estruturas de vapores e conheça mais sobre sua construção
e características, caso deseje identificar as peças pelo visual
utilize o esquema na página de Navios à vapor. |