.NAUFRÁGIO
do MINUANO
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Histórico Após um ano de preparação, o mergulhador Joel Calado, proprietário da escola de mergulho Projeto Mar de Recife, conseguiu um grande feito; o afundamento simultâneo de três rebocadores. Tudo feito de forma oficial e com todas as autorizações necessárias. A equipe do Projeto Mar coordenou o evento no qual também participaram o Corpo de Bombeiros, o Ibama, a Capitania dos Portos de Pernambuco. O Projeto Mar arcou com cerca de R$ 13.000,00 pagos a empresa Wilson, sons, dona dos três rebocadores, Servemar X, Minuano e Lupus. Os rebocadores foram limpos de contaminantes, eliminando vestígios de óleo e outras substâncias quaisquer que pudessem se desprender e poluir o mar. Com o amanhecer do dia lentamente um rebocador da Wilson & Sons rebocou os três irmãos em sua última viagem, em direção ao local previamente escolhido, devido a suas correntes marinhas, profundidade e marés. Afundado o Servemar X, o segundo navio posto a pique também por abertura das válvulas, foi o Minuano. Ele foi a pique em menos de 30 minutos e repousou a 32 metros de profundidade. |
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Descrição O Minuano está apoiado sobre a quilha. Na proa existe um reforço utilizado para empurrar outros navios e dois cabeço de amarração. Ainda pode ser lido no casco o nome da embarcação. A cabine de proa, no convés, possui duas portas ligando-se com uma sala. Dela, podemos descer por uma escotilha para o porão de proa. Não há escadas e o porão está totalmente no escuro. Outra escotilha liga esta sala com a cabine de comando acima dela. Na cabine de comando podem ser vistos os restos do comando do leme e painéis elétricos. Atrás da cabine de comando, encontra-se um pequeno mastro cortado. |
A
chaminé foi retirada juntamente com as máquinas, permanecendo
uma grande abertura onde ela estava posicionada. No casario do convés
existem duas portas que dão origem a outros compartimentos vazios. No convés de popa uma grande abertura foi o que sobrou da casa de máquinas, inteiramente vazia. Da sala de máquinas para a popa existem dois sistemas de apoio para cabo. Junto a popa duas escotilhas comunicam o convés com o porão de popa. O hélice posicionado dentro de um tubo e o leme, estão totalmente virados para bombordo podem ser vistos na popa. Apesar de naufrágio intencional o Minuano guarda intacta toda sua estrutura e as principais peças. |
Visão da proa da cabine de comando |
Lateral da cabine com visão da proa |
Válvulas de porão; abertas para o afundamento e o eixo do hélice |
Vista do convés de popa |
Hélice, leme e proteção tubular |
Shipwreck WRECK WRAK EPAVE PEC
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IOAgradecimentos
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