.NAUFRÁGIO do VAPOR DA JEQUITAIA
 
 
Histórico
Não são conhecidos os dados históricos e técnicos confiáveis sobre este naufrágio.


Pesquisa
As possibilidades até agora levantadas, que são possíveis, é que se tratava ou de um pequeno rebocador para serviços internos do porto de Salvador, ou um dos vapores fluviais da Companhia Baiana da Navegação a Vapor (CBN), que foi abandonado no final da vida útil, acabando por afundar em uma região fora do tráfego marítimo da baía, assim como a Balsa da Jequitaia.
O Vapor Jequitaia era um vapor de ferro de 28 metros e que aparece desde 1874 no noticiário. Em 1888 participou do reboque do vapor Dous de Julho, onde explodiram as caldeiras matando trinta pessoas. Em 1900 ele desaparece do noticiário. Jequitaia é um salto do Rio Jacaré e a região da Baía de todos os Santos passa a ser conhecida por ese nome no noticiário, a partir de 1910.
Existem sinais claros de que o navio foi parcialmente desmontado, o que torna a datação mais difícil. Nada restou das máquinas a vapor ou outras peças mecânicas importantes.
 

Posição com vista da praia de Boa Viagem

Posição com vista da saída da barra de Salvador
 

DADOS BÁSICOS

Nome do navio: Vapor da Jequitaia

DADOS TÉCNICOS
Comprimento: 27 metros Boca: 4,8 metros
Material do casco: aço Propulsão: vapor
CONDIÇÕES ATUAIS: desmantelado

LOCALIZAÇÃO

Local: Salvador

UF: BA.

País: Brasil

Posição: Baía de Todos os Santos, próximo a Jequitaia

Latitude: 12° 56.860' sul

Longitude: 038° 30.270' oeste

Profundidade mínima: 05 metros

Profundidade máxima: 07 metros
 

 
Descrição
O pequeno vapor encontra-se pousado corretamente no fundo com a popa voltada para o terminal da Petrobrás. A partir da popa em leque podemos ver o leme e parte do hélice, que deve ter sido cortado. Acima do leme, no que restou do convés, esta parte do volante do leme.
O casco estava preservado parcialmente até um metro do fundo de areia até 2014, em algumas partes ele apresenta furos ou está totalmente destruído, restando apenas o cavername.
No centro da embarcação encontrávamos uma grande caldeira aquatubular, com duas fornalhas quadradas, uma delas aberta e a outra fechada, porém em 2014 encontramos a caldeira totalmente destruída. A hipótese é que tenha sido lançada sobre ela uma grande âncora, pois o local tornou-se área de ancoragem de rebocadores.
Entre os destroços da caldeira existem muitos tijolos refratários, onde pode ser lido CALDER.
Um pouco atrás da caldeira está parte das máquinas (sem identificação de tipo). A frente das caldeiras pouco restou; apenas dois grandes cabeços de amarração em forma de "H", os dois estão caídos no interior dos destroços e o bico de proa. Junto ao fundo, dentro da proa, pode ser visto um dos escovéns.

 

Volante do leme Cunhos de amarração Eixo Parte das máquinas Primeira parte do condensador Segunda parte do condensador O hélice foi cortado Tijolos refratários


Naufrágio depois da destruição da caldeira
 
Fotos dos destroços no fundo
 
Abrigado no interior das águas da Baía de Todos os Santos, o vapor da Jequitaia permite mergulhos longos devido a
pouca profundidade, a visibilidade não é tão boa quanto em outros mergulhos em Salvador, mas o mergulho vale a pena a fauna é
muito interessante, principalmente pela variedade de peixes pequenos, cavalos-marinhos e esponjas.
 

Mergulhador executando croqui
junto a caldeira

Tijolo refratário, com a marca CALDER,
utilizado no isolamento das caldeiras

Túnel ao lado da caldeira
 

 
A Balsa da Jequitaia

A 45 metros da popa do Vapor da Jequitaia, na direção 150º encontra-se uma pequena chata naufragada.
Ela está em sua posição natural de navegação e completamente vazia. Partes do casco já estão destruídos o que permite ver o interior dos destroços. Em três das quinas existem cabeços-de-amarração.


Posição da balsa


Balsa da Jequitaia
 

Shipwreck WRECK WRAK EPAVE PECIO
 

 

Volante do leme Hélice e leme Escvovém Caldeira Amarradores