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Histórico |
Vapor semelhante ao Crest (existem discrepâncias entre os pesquisadores das características desse navio) |
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O
Naufrágio Deixou o porto de Santos no dia 13 de fevereiro de 1882 com destino a Nova York, transportava uma carga de 3.400 sacas de café embarcadas por Holworth & Ellis. Ao deixar o porto e Santos enfrentou tempo muito ruim com forte cerração o que impediu a visualização da ilha de Saõ Sebastião (Ilhabela) o que provocou, as 10 horas da noite o choque contra o costão na região de Borrifos na Ilha de São Sebastião. Às 2:00 da manhã saltou a tripulação acompanhada de 2 passageiros que ali tinham embarcado dirigindo-se para a cidade de São Sebastião. No dia 25 partiy de santos a fragata amnazonas que navegou até o local entre as Pontas da Sela e a Ponta da Pirassununga, resgatando 22 ingleses inclusive o capitão e transportando todos até santos onde chegaram em segurança. O vapor acabou por afundar paralelo ao costão. |
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Descrição O navio encontra-se bastante desmontado, só existindo segmento dos destroços de meia-nau até a popa. Os destroços extenden-se na diagonal da pequena enseada, do fundo de areia a 15 metros, até a cerca de 6 metros, junto ao costão. No fundo está a popa ainda mantendo sua estrutura inteira tombada para boreste. A hélice apresenta duas pás expostas e a terceira enterrada. Caídos no fundo de areia ao lado do hélice e separados da estrutura do navio estão o leme e o volante do leme. Da popa podemos seguir pelo longo eixo até as máquinas a vapor a cerca de 6 metros. Todas as flanges de união ainda mostram continuidade. Dos dois lados do eixo estão cavernames e outras peças auxiliares como: diversos mancais, parte do mastro, cabeços de amarração, um guincho e uma câmara de condensação. |
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Posição
do Crest
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Parte
das máquinas
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Junto
ao costão a cerca de 6 metros está o que sobrou das máquinas
a vapor e parte do girabrequim. Um grande cilindro corroído, sua
tampa e o pistão interno. De meia nau até a proa todo o navio parece ter sido removido ou ficou totalmente destruída pelo embate do mar, não foram localizadas suas demais partes. Muito pouca coisa sobrou do casco de ferro do navio. Segundo alguns informas a esquerda dos destroços existem outras peças de ferro, que poderiam ser part da proa, mas não fomos capazes de localizar esses destroços. |
O guincho do Crest |
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Agradecimentos
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Organização: Carlos Bruno e Daniel Degan |
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Shipwreck WRECK WRAK EPAVE PECI |