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Histórico |
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Devido
as fortes rajadas de vento e ao mar grosso, partiram-se as amarras, sendo
lançada outra âncora, porém, o ferro menor não
conseguiu manter o rebocador no local e ele foi arrastado até a pedra
da Lixa onde encalhou. Imobilizadas as máquinas não foi possível manobrar; parte do carvão foi alijado. De Caravelas, partiu o iate-a-motor União com ancorotes, camisas de colisão, tambores vazios e bombas de água. Os esforços foram inúteis e no fim de alguns dias o rebocador foi considerado perdido e abandonado pela tripulação. |
Caldeira e parte das máquinas |
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Descrição |
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Pouca
coisa resta deste rebocador que se encontra praticamente sobre os recifes
da Pedra da Lixa. O casco de madeira chapeada a cobre, praticamente já
não existe, sendo vistas sobre a areia algumas placas de cobre. A
caldeira, que na maré baixa permanece com a água pela metade,
mostra duas fornalhas e o trocador de calor. Atrás da caldeira, existe um conjunto de máquinas a vapor caídas para boreste. As máquinas são do tipo Dupla Expansão, e têm pequenos cilindros compatíveis com um pequeno navio. Poucas peças permanecem enterradas na areia dando a impressão de ter sido realizado trabalhos de resgate. |
As máquinas e a caldeira são as únicas peças grandes que restaram no local |
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A caldeira que aflora a superfície |
Máquinas a vapor caidas para a direita |
Shipwreck WRECK WRAK EPAVE PECIO shipwreck in brazil |
Shipwreck WRECK WRAK EPAVE PECIO shipwreck in brazil |