|
Histórico Este navio foi construído originalmente como pesqueiro em Formosa, com o nome de Foo Lang III, anos depois passou por reformas na Austrália sendo rebatizado Geraldtown Endeavour. Em 1986 foi novamente renomeado, desta vez como Solana Star de bandeira Panamenha servindo a empresa Compal Investimentos S.A., Em setembro de 1987 o Solano Star passava pelo litoral do Brasil, seguindo da Asia para os USA. Em 14 de setembro, os tripulantes do Solano Star, foram avisados que a Policia Federal e a Marinha do Brasil já sabiam da carga de maconha que estava a bordo. As autoridades brasileiras, já tinham sido avisadas pelo Drug Enforcement Administration DEA. |
||
As
Latas de maconha |
|
O Solano Star famoso
navio das latas de maconha
|
|
|
|
O navio foi confiscado
e os tripulantes presos, porém apenas o cozinheiro do navio permaneceu
preso, os outros tripulantes fugiram do país. |
|
Arrematado
inicialmente pelo empresário Henri Bueno para tornar-se um iate de luxo.
Acabou sendo reformado para tornar-se um atuneiro. Quatro dias antes do naufrágio partiu da Ilha da Conceição em Niterói para sua primeira viagem de trabalho na região dos lagos. Pouco depois da meia-noite do dia onze, ainda com os tripulantes dormindo, o atuneiro estava a 2 milhas ao largo da Ilha de Cabo Frio, chovia e o vento sudoeste soprava forte. Subitamente, o barco adernou e emborcou, segundo os tripulantes por excesso de peso, ficando apenas com o casco para fora, onde ficaram agarrados vários tripulantes. A marinha enviou para o local os rebocadores Tridente, Almirante Guillobel e Triunfo, além de um helicóptero. No início da manhã 17 pescadores foram resgatados por um barco da empresa Brasfhish, no decorrer do dia mais um pescador foi retirado do mar, após horas de deriva. |
|
O
Tunamar As condições de mergulho no Tunamar são muito difíceis, além do mar no local do naufrágio ser frequentemente agitado, as águas profundas de Arraial do Cabo, por fora da Ilha de Cabo Frio são muito turvas e geralmente a temperatura está em torno dos 13º C. O navio encontra-se caído de lado, porém ainda mantêm toda a sua estrutura. Ele estava muito envolvido pelas redes até 2003. Porém em 2009, quando recebemos as últimas informações confiáveis sobre os destroços, já davam conta que as redes estavam caídas no fundo em torno do navio. |
O Tunamar no dia de seu lançamento ao mar |
Shipwreck WRECK WRAK EPAVE PECIO shipwreck in brazil |