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Histórico |
O
vapor francês Parana da Compagnie des Chargeurs Réunis
partiu do Rio de Janeiro para
a Europa quando nas primeiras horas da manhã do dia 18 e de súbito
sentiu-se a bordo tremendo impacto. O Parana tinha encalhado em um ponto
denominado Affonso na praia da Massambaba, acerca de 12 milhas a Oeste
da Ilha dos Franceses. Hoje o local é conhecido como Praia Seca. |
O paquete Parana
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A
capitânia dos Portos enviou para a Massambaba o rebocador Audaz, mas
colhido pelo sudoeste o Parana continuava preso, o que obrigou os passageiros
a desembarcar em sistema de vai e vêm, passando do navio para terra.
As malas postais e parte da carga foram depositadas na praia, sendo impossível salvar o navio que acabou partindo-se e afundando definitivamente no dia 27 de maio de 1892. |
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Fotos
das máquinas do Parana, realizadas com drone e gentilmente cedidas
pelo Leonardo Joaquin
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Descrição |
A única grande
estrutura é a grande máquina a vapor de 3 cilindros a cerca
de 100 metros da arrebentação, como está na posição
vertical, com os cilindros para cima imagina-se que esteja presa ao fundo
do navio que permanece enterrado. |
Ducto
de vapor na base das máquinas
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Alto
das máquinas a vapor (cilindro de baixa)
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Shipwreck WRECK WRAK EPAVE PECIO |