Sem demora, o mestre
Antônio Andrada ordenou rumar para o boqueirão de Arraial
do Cabo.
A meia noite o motor parou. O casco parecia não suportar o peso
da água e o naufrágio era eminente. Foi dada ordem de alijamento
de carga.
Ao amanhecer o vento acalmou; o Muniz Freire fundeara a cerca de 500 metros
da entrada do Boqueirão, em local batido pelo mar e com risco iminente
de perder-se.
O chefe de máquinas improvisou concertos suficientes para colocar
o motor a funcionar. Ás 7:00 horas o motor funcionou e foi possível
pelo menos entrar no Boqueirão, porém devido a precária
situação foi necessário encalhar o navio na praia
do farol.
Foram usadas duas âncoras para fixar o casco na perpendicular da
praia, porém a ressaca atravessou o navio, que acabou alagando
e assentando no fundo.
Uma lancha da capitania veio ao local transportando os
tripulantes até Arraial do Cabo. A carga foi removida e no dia
10 de maio o navio foi dado como perdido.
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Vista do boqueirão
de sudoeste em Arraial do Cabo, RJ
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