..NAUFRÁGIO da PRAIA DO LEÃO
  

Histórico
Tudo indica tratar-se do naufrágio do vapor Aylestone, afundado em 1926, porém não foi possível confirmar ainda as características desse naufrágio no local e as indicações documentais são ainda incipientes. Além disso, existe a indicação de outro naufrágio na mesma enseada.
Para garantir a qualidade das informações e não o volume. Não associaremos os destroços da Praia do Leão ao navio Aylestone até o surgimento de referências primárias comprobatórias.

  
As informações sobre este naufrágio ainda estão em pesquisa
 
 
Vista da Praia do Leão
 
Vista da posição do Naufrágio
Fotos: Ion David - Equipe Atlantis Photo Center
 
 

 
Descrição
O navio apresenta-se bastante desmantelado, sobre um fundo de pedras junto ao costão da enseada. Como nos demais naufrágios em Fernando de Noronha, ainda existe um grande número de peças importantes espalhadas pelos destroços e, elas indicam que o navio desmantelou-se em sua posição de navegação.
Ao longo dos destroços estão espalhados entre muitas partes de cavername e casco: guinchos, 3 caldeiras, sendo que a auxiliar encontra-se em pé. As caldeiras principais, com cerca de 3 metros, ainda apresentam as portas das fornalhas.
Em alguns pontos dos destroços pode ser feita a passagem por baixo do casco e muito encanamento se espalha pelo fundo.
 
 
Ainda existe um dos mastros com resto dos moitões do sistema de paus-de-carga.
Das máquinas para trás existe um longo eixo, ainda apoiado nos mancais e no hélice, que possui pás com cerca de 1,8 metros entre outras peças como guinchos, escadas e cavername.


Caldeira auxiliar ainda em pé e as caldeiras principais
ainda com as portas das fornalhas
 
 
 
Longo eixo apoiado nos mancais
 
Hélice parcialmente enterda
 
Fotos: Suene Ramalho - Equipe Atlantis Photo Center
 
Shipwreck WRECK WRAK EPAVE PECIO
Apoio & Agradecimentos:
Atlantis