Na madrugada
do dia vinte e nove de outubro de 1959, o navio cargueiro espanhol concar,
perdeu o rumo, quando se dirigia para o sul, encalhando sobre as pedras
nas proximidades da Ponta de Pirassununga, ilha de São Sebastião. 0 Concar
inaugurava uma nova linha entre Espanha e o Paraguai e realizava sua primeira
viagem para o Atlântico Sul, de Malaga a Assunção, via Santos.
Após o encalhe o navio adernou para bombordo, ficando parte de seu casco
(boreste) sobre uma laje. A popa do concar, devido a esta inclinação, ficou
quase ao nível d'água e como o mar agitado, a cada onda mais água
entrava pelo convés.
Dois dias após, a corveta concar da Marinha Brasileira conduziu alguns homens
rãs e um engenheiro especializado em salvamento para a vistoria da embarcação.
0 concar foi encontrado pelos técnicos ainda sobre a laje, com um declive
ainda mais acentuado, o que permitia que o mar penetrasse através
do convés para os porões devido as tampas das estivs estarem danificadas.
Foram constatados ainda aberturas no casco; e através deles a casa das máquinas
fora já inundada.
Constatou-se que o Concar poderia ser salvo, embora o custo inicial fosse
considerado elevado.
Na madrugada de quinta-feira dia 19 de novembro, em meio a grande temporal,
o Concar partiu-se em 3 pedaços, sendo 2 deles, popa e meia nau afundaram.
Apenas a proa que ficau presa sobre as rochas, permanecendo aí durante
alguns anos. |
|