Oque é, Oque é?

Revista Mergulho, ano VIII, Nº 111 - 2005
Por: Maurício Carvalho
 
 
 
Reconhecer a montanha de ferros retorcidos significa aproveitar mais o mergulho em naufrágios - e até entender a história deles.
 
Texto original enviado a revista
 
Naufrágios
Você sabe o que está vendo?

Muitos mergulhadores mantêm uma relação de check list com os pontos de mergulho. Um mergulho no local e perdem o interesse, como se voltar ao mesmo ponto de duas ou mais vezes fosse desnecessário. Ainda neste processo, passam pelo fundo em alta velocidade tentando cobrir a maior distância possível do cenário subaquático. O resultado desse procedimento é um alto consumo de ar, pouco tempo para observar os detalhes e a conclusão de que muitos pontos de mergulho são pouco interessantes.
Segundo as sábias palavras do instrutor J. Dias "é como se um cinema passasse sempre o mesmo filme". Nos naufrágios, as conseqüências são ainda mais negativas; pois o mergulhador apressado pouco compreende das peças e do que aconteceu com o navio e sequer observa a fauna que o coloniza e que muda a cada instante.

Para reverter esse processo, é fundamental que os mergulhadores percebam os detalhes do cenário, vasculhem com os olhos cada reentrância habitada por um ser marinho, observem cada contorno das peças do navio e sua participação no conjunto cênico do naufrágio. Assim, é possível compreender como um navio e o naufrágio estão estruturados no fundo.

 
Entendendo o Naufrágio

Vamos apresentar alguns dos pontos básicos para a compreensão do que é freqüentemente encontrado nos naufrágios mais famosos.
Segundo os dados do SINAU (Sistema de Informação de Naufrágios) dos cerca de 2070 naufrágios registrados no mar do Brasil, apenas cerca de 50 estão inteiros. A maioria dos navios com operação regular de mergulho são vapores do final do século IXX ou início do século XX estando totalmente desmantelados e esses navios têm conformações semelhantes. Desta forma, a orientação do mergulhador dependerá de reconhecer as peças espalhadas pelo fundo.

Chegando ao fundo, é necessário rapidamente identificar a parte do naufrágio em que estamos para dar seguimento ao planejamento de mergulho. Para isso, será fundamental saber reconhecer as principais peças de um navio.

 
A Proa
Na proa podem ser encontrados os escovéns; que fixados ao casco davam passagem a corrente em direção ao guincho. A vantagem do reconhecimento dessas peças é que elas permanecem no fundo, enquanto as tradicionais âncoras, e correntes são freqüentemente roubadas ou estão afastadas dos destroços.
No convés de proa também estão os guinchos de âncora, que funcionavam a vapor e se caracterizam pelas engrenagens e polias.
Em naufrágios em que houve um choque frontal violento, a proa pode estar completamente descaracterizada, necessitando buscar outras peças menos clássicas.
 
Meia-nau

À medida que o mergulhador segue em direção a meia-nau, passa por estruturas de porão e mastros. O casco deve ser utilizado como orientação. As cavernas, que são "vigas" que reforçavam o casco pelo lado de dentro dão boas dicas do que aconteceu. Quando elas estão visíveis e viradas para superfície, sabemos que o casco se abriu para o lado de fora. Quando o casco está liso e as cavernas estão para baixo provavelmente o navio adernou, desmontando o casco sobre o restante dos destroços.

No centro da embarcação está uma das áreas mais importante para qualquer especialista. Aí estão o conjunto de caldeiras e máquinas. As caldeiras mais freqüentes são as cilíndricas (aquatubulares). Elas possuem na frente grandes aberturas circulares chamadas fornalhas, onde queimava o carvão; as tampas normalmente já não estão mais presentes. Acima delas, encontramos um grande número de furos alinhados, chamados de trocadores de calor. É comum encontrar em torno das caldeiras, carvão e tijolos refratários, usados como isolante térmico.
O tamanho e características das caldeiras podem permitir a identificação de um navio.Em alguns poucos casos as caldeiras explodem ou são destruídas, mas na maioria das vezes, estão presentes e seu número pode indicar o tamanho da embarcação naufragada.

As máquinas de propulsão sofreram ao longo dos 150 anos de navegação a vapor mudanças constantes, o que, como conhecimento adequado, permite identificar com muita precisão o período de construção. Foram detalhes como este que permitiram que eu identificasse o período de construção do navio Rosalinda e conseqüentemente pudesse descobrir que havia um erro na sua datação. Para se entender o naufrágio é preciso estudar vários sistemas de propulsão como o Direct Engine do Califórnia (Angra dos Reis, RJ.), Oscilating Engine do Pirapama (Recife, PE.) e Compound Engine do Tocantins (Queimada Grande - SP). As máquinas, pelo seu tamanho, dificilmente são retiradas do naufrágio.

Passando pelas máquinas, o mergulhador já pode ter idéia se o naufrágio é um veleiro, vapor de Rodas ou dotado de hélices. As rodas são muito características e estão sempre no centro da embarcação em cada um dos bordos da embarcação Nas laterais da embarcação também estão as linhas de malaguetas, que serviam para fixar o cordame das velas. O que permitem perceber que se trata de um navio misto. Essas peças permitiram a recente identificação do Guadiana em Abrolhos.

 
Popa
A partir das máquinas, podemos seguir o(s) eixo(s) até a popa do navio, nela com alguma sorte estão o hélice e leme, no entanto os hélices de bronze são retirados da maioria dos naufrágios, restando ao mergulhador reconhecer o volante do leme, peça responsável por seu movimento. A popa costuma ser a parte mais íntegra do naufrágio.

Conhecendo a dinâmica de um naufrágio o mergulhador treinado pode praticamente ler nas peças o que o destino guardou para o navio após o afundamento. Além de aproveitar melhor o mergulho, sua segurança será muito reforçada.
A maioria dos navios naufraga devido ao choque contra alguma estrutura, assim, a proa normalmente está no raso e a popa no fundo. Identifique rapidamente como estão os destroços, seguindo para a parte mais funda dos destroços (ou para a profundidade máxima planejada) iniciando daí a exploração do naufrágio.
Fique também atento na continuidade dos destroços, isso vai garantir que caso o navio esteja quebrado você não ira se perder no fundo, acabando por vagar pela areia e se afastar do local do mergulho.

Em alguns naufrágios do Brasil já tive a oportunidade de mergulhar centenas de vezes e sempre os destroços me reservaram alguma surpresa. Não se imponha conhecer todo o naufrágio em um único mergulho. Procure nadar com calma pelo navio concentrando sua atenção em uma determinada seção do navio. Observe as peças em todas as direções, procure mentalmente ligá-las umas com as outras e você perceberá que o navio voltará a se formar em torno de você.
Um bom croqui, executado por quem entende do assunto, ajuda muito no planejamento e o treinamento é fundamental; procure um profissional confiável. Conhecer a configuração de vários tipos de navio ao longo da evolução da navegação leva tempo e exige dedicação, mas um bom curso pode acelerar as coisa e tornar seus mergulhos mais proveitosos.

 
 

OBS: Na matéria original constam outros fotos.
 

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