Balanço Positivo |
| ||
Revista
Mergulho, ano VIII, Nº 95 - 2004 | ||
Por:
Maurício Carvalho e Ivo Lima Brasil Jr. | ||
As
pesquisas dos especialistas em naufrágios nas águas brasileiras
têm rendido novas descobertas e atualização de informações
sobre velhos conhecidos dos mergulhadores. Veja o balanço do ano 2003 | ||
Highland
Scot Ilha Maricás (RJ.) | ||
Highland Scot é um dos mais conhecidos da costa carioca desde 1938. No entanto, faltavam dados importantes sobre ele, como a data correta do afundamento. A localização dos destroços também era desconhecida. A primeira tentativa de localizá-lo em 1999 foi infrutífera. Em fevereiro de 2003 retornamos a Niterói (RJ.) e seguimos as orientações dos pescadores da praia de Maricás, ("logo ali Dotô, depois do aeroclube, onde a pista começar a afastar do mar"...). Com o " GPS nativo", a localização foi imediata. Com boas condições de mar foi possível avistar as peças maiores a olho nu do alto de uma pequena duna da região. Após a identificação de partes do cargueiro e muitas pesquisas ( inclusive nos jornais da época do afundamento), a identificação foi positiva. O navio a vapor, de bandeira inglesa, com 72 passageiros (todos salvos) e carga de carvão, manteiga, conservas e trigo, encalhou e foi a pique em 6 de maio de 1918. | ||
Japurá llha Grande (RJ.) | ||
O
vapor carregava 810 T. de sal do Rio Grande do Norte rumo a Porto Alegre (RS.).
Na madrugada de 14 de dezembro de 1901 - e não 1897, como se imaginava
a pouco tempo atrás - foi colhido por uma tormenta em Ilha Grande (RJ.)
. Às 9h da manhã daquele dia submergiu de popa, deixando um grande
número de tripulantes a flutuar em alto-mar em meio a seus destroços. | ||
Castor Porto Seguro (BA.) | ||
Dados atualizados: devido a má visibilidade e a problemas com o radar, o cargueiro de 79,2m que transportava tubos de aço naufragou em 2 de setembro de 1984, na Ponta do Mutá, em Porto Seguro (BA), após encalhar no banco de areia. | ||
OBS: Na matéria original constam outros fotos. |