Durante muitos anos afirmou-se que o navio que se encontra na Ponta Alta da Parnaioca na Ilha Grande, RJ. era o vapor Japurá, agora podemos descartar essa possibilidade, abrindo novos rumos na pesquisa deste naufrágio de identidade desconhecida.
 
 

A Tragédia do Japurá


 
A Pesquisa do naufrágio do vapor Japurá reveste-se de algumas surpresas. Durante muito tempo, não se deu nenhuma importância a história deste navio a não ser pelo fato dele ser considerado por alguns como a identificação dos destroços da Ponta Alta da Parnaioca, na Ilha Grande. Ao longo de vários ano, mergulhando na Ilha Grande, sempre discordei desta afirmação, uma vez que os destroços que estão no fundo da pareciam ser bem mais novos, do que a data, que até então era conhecida para o naufrágio - 1897.
 
A Pesquisa
 

Sobre o Japurá existia apenas uma única citação no Subsídios Para a História Marítima do Brasil, no entanto quando foram verificados os jornais de 1897, nada foi encontrado. Durante outras pesquisas, foi encontrado, em 1900, um anúncio da companhia Sal e Navegação, anunciando a partida do navio Japurá. A descoberta abriu uma nova pespectiva de localização do navio da Parnaioca.
Após mais de três meses de pesquisa acabei por encontrar a notícia do naufrágio do vapor Japurá em 14 de dezembro de 1901. O mais incrível é que a descoberta descortina uma das grandes tragédias navais do Brasil, tendo restado apenas um sobrevivente.
É engraçado pensar que se a data citad no documento da Marinha não estivesse errada também eu não acharia as características dos destroços incompatíveis com o período do naufrágio. Talvéz continuassemos por muito tempo achando que o navio da Parnaioca era mesmo o Japurá. Entretanto pela descrição do Sr. José Carneiro, imediato do Japurá e único sobrevivente, fica evidente que o navio afundou em águas abertas e não junto ao costão como estão os destroços da Parnaioca.

 
A História
O Vapor Japurá, com uma carga de 810 toneladas de sal tomada em portos do Ceará e Areia Branca, RN. chegou ao Rio de Janeiro no dia 12 de dezembro. Embarcou uma carga de Pinho do Paraná e deixou o porto no mesmo dia às 9:00 horas da manhã. Com uma marcha de 12 a 14 nós, chegou a Ilha Grande, RJ. no mesmo dia, seguindo para o Lazareto, onde os navios e passageiros sofriam um processo de desinfecção, que visava minimizar as epidemias freqüentes naquela época.
No dia 13, às 17:00 horas, deixou a Ilha Grande com destino a Porto Alegre, RS. Navegou até as 4:00 horas da manhã em segurança e com tempo bom.
 

DADOS BÁSICOS

Nome do navio: Japurá

Data do afundamento: 14.12.1901

LOCALIZAÇÃO

Local: Rio de Janeiro

UF: RJ.

País: Brasil

Posição: 25 milhas sudoeste da Ilha Grande.

Latitude:

Longitude:

Profundidade mín.:

Profundidade máx.:

MOTIVO DO AFUNDAMENTO: tempestade

 
DADOS TÉCNICOS
Nacionalidade: Brasileira
Ano de Fabricação: 1892
Armador: Glasgow (Escócia)
Estaleiro: Companhia Industrial Brasileira - Companhia de Sal e Navegação
Comprimento: 82 m Boca: 12 m Calado: 9 m
Tipo de embarcação: cargueiro
Material do casco: aço Propulsão: motor
Carga: 810 Toneladas de sal

CONDIÇÕES ATUAIS:

 
O Naufrágio   
Na madrugada do dia 14, quando se achava a cerca de 25 milhas a sudoeste da Ilha Grande, começou a soprar um forte vento sudoeste que aumentando de intensidade, fez crescer o mar. Ondas volumosas chocavam-se contra o costado de bombordo, uma depois da outra invadiam o vapor através de escotilhas abertas, alagando seus compartimentos.
O Comandante Daniel W. Ogg, resolveu não arribar a Ilha Grande, porque isso representaria perigo de choque nas condições de má visibilidade da tempestade. Foi dada ordem de fechar todas as escotilhas, porém a água que invadia o convés, entrava pelas clarabóias gradeadas de ventilação.
O vapor alagava mais a cada onda; o maquinista deu parte ao comandante que havia muita água no porão das máquinas e que havia posto todas as bombas a funcionar. O comandante aproou o navio na direção da tormenta para ver se escoava toda a água, porém a medida não surtiu efeito. Às 7:00 horas, já parcialmente alagado o comandante resolveu dar popa ao mar, aproando na direção de terra.

Sentindo o perigo, o comandante mandou preparar os salva-vidas e uma balsa com as madeiras que estivadas no convés.
Com o alagamento do navio, o comandante ordenou que fossem baixados os escaleres. As primeira baleeira, assim que foram baixadas à água, foram logo arrebentadas pelas ondas de encontro o costado do Japurá. Os infelizes tripulantes, que vestiam coletes salva-vidas, fugiram de morte rápida que os ameaçava retornando ao navio, onde auxiliaram seus companheiros no preparo das balsas.
Às 8:30 sobreveio pela popa, uma grande onda que imediatamente alagou definitivamente os porões e apagou o fogo das caldeiras. Deveria ser 9:00 horas da manhã do dia 14 de dezembro, quando o Japurá submergiu rapidamente de popa. Ficando um grande número de tripulantes a flutuar no meio dos destroços.


 
O Imediato José Carneiro foi jogado ao mar agitado e não mais viu o comandante nem o maquinista. Meia hora depois, encontrou uma grande tábua, onde se agarravam o praticante de piloto e um foguista. Ainda, segundo a lembrança do imediato; permaneceram agarrados pelo menos até as 18:00 horas daquele dia. No dia seguinte, os dois tripulantes não mais estavam, tendo sido arrebatados pelas grandes ondas.
O Sr. Carneiro, já estava exausto de lutar pela vida durante dois dias, quando na manhã do dia 16 avistou uma vela; era a escuna Feliz que o recolheu a bordo, conduzindo-o para o Lazareto da Ilha Grande, onde chegaram às 14:00 horas, arribados também da tempestade.

 
 
O Destino do Imediato

Somente às 17:00 horas a escuna conseguiu contato com terra, vindo até ela à lancha da saúde.
O valente marinheiro foi hospitaleiramente recebido pelo diretor do Lazaredo, Dr. Lopes da Cruz que o tratou. O Sr. José Carneiro apresentava um ferimento na perna, ocorrido durante o sinistro e estava visivelmente abatido; assim mesmo, comunicou a Companhia de Sal e Navegação o ocorrido, pedindo providências. No dia seguinte, o diretor do Lazareto enviou um rebocador na poeira dos outros náufragos, porém a embarcação retornou no mesmo dia sem que tenha sido localizado vestígio algum. Segundo o imediato "provavelmente devido às péssimas condições do mar e aos muitos tubarões que são vistos por ali".
Partiram também para o local do naufrágio, a fim de prestar socorro os vapores Itacolomí, Itabapoan e Assuncion, porém os resultados foram inúteis.
No dia 18 às 21:00 horas o Sr. Carneiro, partiu da Ilha Grande a bordo do rebocador República, com destino ao Rio de Janeiro, onde chegou as 6:30 da manhã do dia 19 de dezembro.
Nenhum dos demais tripulantes do Japurá foi localizado nas semanas seguintes.

 
Denúncias de crime
Segundo o redator do jornal O Paiz "a muito o estado desse vapor expirava receio nos marinheiros que nele serviam. As cargas eram sempre demasiadas e feitas a olho, de forma a aproveitar o máximo de espaço e sem a menor fiscalização, tanto que houve quem apostasse que o vapor não chegava a seu destino". O manifesto de bordo nada prova, pois a carga de sal embarcada a rodo não era pesada. O manifesto era feito de acordo com a carga do vapor.
Dois dias depois deste manifesto a companhia nega a versão de excesso de carga afirmando que o calado do Japurá todo carregado era de 11 pés e quando deixou o Rio de Janeiro tinha apenas 9 pés. Além disso, a alusão ao estado de conservação também é falsa, pois o vapor, construído em Glasgow (Escócia) durante 1891 ainda em 1898 e 1899 passou por uma grande reforma que habilitou o Japurá a continuar a gozar da classificação A1G a primeira de Registro Brasileiro. As chapas mestre, segundo o proprietário, tinham o dobro da grossura, para a mesma quantidade de carga que a dos vapores construídos no Brasil.


 


Segundo Gabriel Passetti
Ilha Grande, ilha-cárcere

 
O Lazareto da Ilha Grande
  Lazareto, era um hospital de isolamento, construído com a finalidade de abrigar viajantes portadores de doenças contagiosas, como a cólera e varíola.
O Lazareto da Ilha Grande foi construído em 1893 próximo à Vila do Abraão, na antiga Fazenda do Holandês. Sua função era colocar em quarentena e desinfectar navios e passageiros antes de aportarem no Rio de Janeiro.
Serviu como hospital até 1910 em seguida foi transformado em colônias penal que encarcerou em 1932, os líderes do Movimento Constitucionalista de São Paulo. Em 1963 o prédio, foi desativado e demolido sendo os presos transferidos para a Colônia Penal de Dois Rios (presídio da Ilha Grande).
Atualmente sobraram do Lazareto apenas ruinas, com algumas colunas e os arcos do aqueduto, totalmente tomados por vegetação. O acesso principal, formado por uma ala de palmeiras e a base de alguns edifícios.
 

Pesquisas realizadas por: Maurício Carvalho
Fontes
Jornal O Paiz, 18 a 21.12.1901, Naufrágio do Japurá, pág. 1 e 2.
Jornal do Brasil, 19 a 24.12.1901, O Naufrágio do Japurá, pág. 1.
Subsídios para a História Marítima do Brasil vol. 1, 1938 - Desastres Marítimos no Brasil - Dario Paes Leme, pág. 342.