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Balclutha
Fisherman's wharf Ship Memorial - San Francisco |
Fisherman's wharf Ship Memorial No
centro turístico de San Francisco - 2905 Hyde St, está o
San Francisco Maritime National Historical Park. No píer existem
cinco navios históricos preservados e abertos a visitação,
além de peças como rodas de propulsão, guinchos e
máquinas a vapor. No ouro lado da rua está o San
Francisco Maritime National Historical,
onde vários dados históricos de navegação
na região e sobre os naufrágios estão disponíveis.
A entrada para o píer é gratuita, mas o acesso aos navios
custa cerca de U$ 10,00. Veleiro Balclutha Esse
belo veleiro de casco de aço, armado como um cliper, está
muito bem conservado. É uma excelente fonte de conhecimento para
as estruturas e peças dos veleiros do século XIX, o navio
está totalmente restaurado e a maior parte das peças originais
estão preservadas. |
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O
casco afilado, grande número de mastros e velas permitia ao s cliperes
atingiram grande velocidade
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A
popa em leque e as marcas de desgaste do faço do casco
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No
convés de proa todas as peças importantes como mastro de
proa (gurupés), âncoras, correntes, escovém, guinchos
e cabeços de amarração
estão devidamente posicionadas e em ótimo estado. |
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Convés
de proa montado com as peças acondicionadas
em posição de navegação |
Os
cabeços de amarração então por todo
o convés do Balclutha |
As
âncoras almirantado estão acondicionadas
como em condição de navegação e os turcos (em amarelo) que permitiam sua colocação na água estão deitados sobre o convés |
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O guincho de cabrestante, no centro da proa ainda
apresenta as travas na parte de baixo |
Logo atrás do guincho estão as traves que eram utilizadas
para que os marinheiros girassem o guincho
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Uma das várias bitáculas
de bússola do navio (centro da embarcação) |
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Um
guincho de corrente a vapor está localizado no
compartimento sob o convés de proa |
Primeiro
mastro, ao fundo o castelo de proa, com a entrada
dos compartimentos do guincho da corrente |
Bomba
d'água manual do navio
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Estiva
de acesso ao primeiro porão
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Turcos
e escaleres na popa
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Vista
para a proa do amplo convés que |
Vista
do convés para a popa, |
Muitas
vigias ainda estão preservadas
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Muitos navios
históricos restaurados apresentam partes de convés e maquinários
preservados, mas poucos mostram como era a vida a bordo. No Balclutha
toda a primeira coberta e primeiro porão
estão restaurados e com a representação das acomodações do capitão, oficiais e marinheiros. Os porões com a acomodação da carga também está bem apresentado, permitindo identificar como os vários componentes da carga desse navio era organizados para o transporte. |
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Primeira
coberta com acesso ao convés
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Na
popa estão as acomodações do capitão, que
costumava
viajar com a família |
O
contraste entre as acomodações do capitão e as minúsculas
e desconfortáveis acomodações da tripulação,
chama a atenção
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Muito
da carga, como porcelanas e cimento era transportada em barris
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O
principal transporte com o Alaska era de salmão
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Cargas
variadas de grãos estão representadas por pilhas de sacas
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No
Brasil Como foram navios muito importante no transporte de carga durante todo o século XIX e início do século XX diversos desses veleiros acabaram afundando nas águas do Brasil, alguns dos exemplos típicos que encontramos são o Black Adder e o Galeão de Serrambi, no entanto, a maioria das peças sofreu pouca alteração com o tempo e navios mistos de vapor e velas como o Buenos Aires e Guadiana são muito semelhantes em sua estrutura geral. |
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Consulte nosso
guia de estruturas de vapores e conheça mais sobre sua construção
e características, caso deseje identificar as peças pelo
visual utilize o esquema na página de Navios à vapor.
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